sábado, 14 de novembro de 2009

Visão de Acadêmico

Agora é simples, não podemos chorar pelo leite derramado, as eleições já ocorreram e não houve mudança por parte da direção. Mais como bons vencedores, temos que aprender que nem tudo são flores.
Agora, chegou à vez dos estudantes. Já que algumas pessoas preferiram, que a mudança não ocorresse, será a vez dos estudantes mudarem. É exigindo a melhor forma de fazer vale os nossos direitos. Foram muitas as promessas que foram feitas, e sim, devemos cobrar uma por uma, é assim que é feito uma instituição justa, é assim que queremos que seja, é assim que haverá mudança.
Essas são apenas alguns comentários, que espero que não fique somente no blog. Espero que as pessoas sintam a necessidade de mudança. Desejamos mudança! Então: “se a montanha não vem até agente, nos vamos até ela”.

Victor Emanuel B. Pereira

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Momento - HUMOR COM H

Texto. A vida de Santa Maria Madalena


Aqui vai a importante opnião do Ademar , sobre a discurssão e o texto:

A VIDA DE SANTA MARIA MADALENA

Bem afirmou nosso digno Professor Dr. Marcelo Reis em um encontro passado, “o historiador que olha para os fatos a partir de uma leitura parcial e presa a conceitos pré-estabelecidos (sejam filosóficos, religiosos, etc.) está sujeito ao fracasso”. Pensando nisto, minha leitura do texto sob um olhar de um principiante no estudo da História, me permite apontar alguns pontos que julgo importante:

1-Um texto de fácil compreensão onde os autores ao dividi-lo em tópicos nos ajudam a pontuar os assuntos principais;

2-A partir da doutrina gnóstica (importante dizer que o texto e as citações apócrifas são escritos gnósticos) que traz em seu bojo a defesa da matéria como inerentemente má e a partir disto considerar Cristo como um homem em um plano superior aos outros homens, porém negando sua deidade, o texto se mostra coerente e com propósito bem definido;

3-Pareceu-me também haver uma tentativa de enaltecer a figura da mulher ao reconhecer em Maria Madalena todos os atributos descritos e sua posição muito mais do que honrosa ao descrevê-la como a companheira de Jesus;

4-O texto nos revela também a articulação da Igreja católica ao perceber a popularidade no medievo da figura de Maria Madalena e desta forma não só aderir como também incentivar à adoração da mesma, robustecendo assim o seu poder (p.22);

Elencando estes pontos acima, julguei ser importante também (e ai acredito fazer parte de nossa função como historiador) confrontar a fonte estudada com outras fontes citadas no texto e que tratam também dos mesmos personagens e suas respectivas histórias, e a partir disto fazer também algumas observações que julguei serem pertinentes no estudo do tema. Ao estudar a Bíblia Sagrada (e aqui a fiz considerando-a como uma fonte histórica apenas) pareceu-me haver algumas discrepâncias significativas que abordo a seguir:

1-A partir da sociologia da época e daquele povo específico, entendo que a atitude amorosa, gentil, e misericordiosa de Cristo para com as mulheres (e aqui aberto a todas) visavam quebrar os rudimentos de uma sociedade patriarcal, machista e preconceituosa em que sequer elas eram dignas de ter um nome e serem citadas nas genealogias familiares, exceto em raros casos;

2-O fato de Maria Madalena ser citada mais vezes e em momentos singulares do que outra
personagem, não caracteriza um relacionamento seletivo e de enamoração, isto porque encontramos outros personagens que semelhante a Maria Madalena foram citados mais vezes e em momentos significativos também, como nas quatro vezes em que somente Pedro, Tiago e João participaram, onde destaco a revelação no Monte da Transfiguração. O que me parece mais coerente é que Cristo estava sempre acessível áqueles que o amavam, aliás, o que continua até hoje;

3-As citações sobre Jesus nos evangelhos apócrifos de Tomé e Maria no texto em estudo, destoam totalmente do caráter e ensinamentos que estão registrados em sua biografia. No segundo, por exemplo, citado na página 14, se constitui inusitado a possibilidade de Maria Madalena ter recebido ensinamentos exclusivos e de interpretação limitada, já que o próprio Cristo afirma no Evangelho de Mc 14.49: “Todos os dias estava convosco ensinando no templo...”;

4-Os textos gnósticos parecem também se contradizerem em alguns aspectos. Julgo um contra-senso eleger Maria Madalena como a personificação da sabedoria e como o modelo perfeito de gnóstico, por ser esta uma mulher, já que o ensinamento gnóstico via o corpo como essencialmente mau e em particular o gênero feminino como falho, por ser ele procriador.

5-Por fim, entendo ser essencial no confronto destas fontes, reiterar a quase total dissonância das mesmas. Até parece que os personagens citados não são os mesmos em razão do contexto de suas histórias. Certamente cada escrito atende a um interesse específico, entretanto não podem ser tamanhamente incoerentes em pontos cruciais. Tanto o Cannon Sagrado como os apócrifos passaram por sabatinas e critérios que outorgavam ou não suas autenticidades. Dentre os critérios, se destacava a confiabilidade do escrito, a partir da aceitação ou não do povo ao qual ele fora direcionado. Seria inocência pensarmos que a aprovação do Cannon do N.T. se deve apenas a uma articulação da Igreja Católica visando benefícios próprios, já que a maior parte de suas doutrinas (e aqui cito a Adoração a Maria, transubstanciação, purgatório e outras) não têm fundamento bíblico e se apóiam no seu Catecismo, e quando são argumentadas à luz das Escrituras são feitas hermeneuticamente incorretas.

Termino dizendo que minha proposta não é entrar em questão de valores. Dizer o que é certo ou errado, verdade ou mentira. Neste crescimento mútuo, e sem nenhuma falsa humildade me coloco na condição de aprendiz. Proponho apenas a abordagem do tema sob este ângulo e desejo motivar os demais colegas acadêmicos á participarem neste amplo debate.
Ademar Sousa Arruda
aqui vai o link para ter acesso ao texto A vida de Sanra Maria Madalena texto: Anônimo

terça-feira, 10 de novembro de 2009

BLOG: BOMBA - H, Amigos da História

Blog: BOMBA –H ! Está em pleno vapor.

Nesse espaço serão expostos e discutidos temas relacionados à História. Os focos principais serão as vertentes: História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea; já que não podemos fugir de nossa paixão que é a História. Mais não deixaremos de analisar e publicar outros temas. Um dos objetivos do blog é poder discutir temas e tentar tirar o aluno da rotina, por que sabemos que ter um diferencial é sempre muito necessário para se fazer um bom curso.

Bomba – H Amigos da História, surgiu com o intuito de promover conhecimento, de trazer discussões e principalmente de podermos nos expressar.

Victor Emanuel B. Pereira




segunda-feira, 9 de novembro de 2009