quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bomba retrô 2011
As postagens que marcaram o blog de História

Bons momentos fizeram parte deste ano de 2011 para o nosso Bomba-H (Seguidores de História). Temos a honra, por exemplo, em afirmar que chegamos a mais de 100 postagens produzidas durante três longos anos. Esse patamar atingido se deve as enriquecedoras postagens de diversos autores que este blog tem a honra de postá-las. Com essas publicações não apenas tornamos públicos nossos textos como buscamos tornar esse meio virtual como um “espaço de debates usado por nós para debater nossas dúvidas, publicar nossos textos e produzir diversas formas de pesquisas, a fim que possamos dialogar com a comunidade acadêmica e entre nós mesmo.” Esse trecho entre aspas foi escrito (com algumas alterações) por nosso professor Juliano Pirajá. Trata-se de um precioso momento, em que o Bomba-H pode se sentir conceituado e definido pelos olhares de um fundamental professor que sem dúvida tem influencia em uma boa parte de algumas postagens deste blog.

Este texto trata-se da primeira retrospectiva feita do Bomba-H. Portanto, minha escolha pode em alguns momentos parecer subjetiva já que foi feita apenas por mim, um dentre tantos outros que se responsabilizam por este blog. Tentando buscar o máximo de inserção jornalística possível, vamos aos destaques do ano de forma cronológica. Além do titulo da postagem, vou trazer também um trecho do texto que foi produzido.  

(os números de comentários foram fundamentais para determinar essas escolhas, mas não foi o único fator.)
Dúvida Cruel
“Em fim esse é o meu dilema tanto o curso de Historia na UEG quanto o curso de TI na IESGO tem seus lados bons e seus lados ruins. Gostaria das opiniões de todos com a seguinte pergunta: se fosse com você (o que decidiria?) qual instituição de ensino superior seria de sua escolha?
Uma entrevista com Patativa do Assaré.
“Ou seja, essa postagem nada mais é do que uma tentativa de explicar quem foi Antônio Gonçalves da Silva, utilizando para isso seus próprios versos retirados do livro Cante Lá Que Eu Canto Cá.
AGRADECIMENTO
“Gostaria de a priori agradecer a todos, que me apoiaram e estão dando a mim este voto de confiança. Pretendo representar a turma do 3ª ano de História, de forma responsável, dinâmica e democrática.
Um breve esboço sobre o feminino na sociedade colonial brasileira 
“Após essa dupla introdução, proponho agora envolver-me mais no recorte deste trabalho: A condição da mulher ao longo do período colonial sob a ótica barroca dos Sermões do padre Antônio Vieira, contando com o apoio do trabalho Historiográfico de Emanuel Araújo.”

Memórias da Segunda Guerra, com Theodore Van Kirk

“Eis um dos cavaleiros do apocalipse: um homem de oitenta e dois anos colhe peras no pequeno pomar que cultiva no jardim de casa, num subúrbio de São Francisco, Califórnia. Oferece-me a fruta. “É boa e doce”. Faz sol. O azul escancarado do céu só é maculado pelo rastro deixado por um avião a jato.

Reflexões: O assassinato de Osama Bin Laden 

“Los que se ocupan de estos temas conocen que, el 11 de septiembre de 2001, nuestro pueblo se solidarizó con el de Estados Unidos y brindó la modesta cooperación que en el campo de la salud podíamos ofrecer a las victimas del brutal atentado a las Torres Gemelas de Nueva York.”

Entrevista sobre pesquisa

“Três professores frente a frente com o gravador. Nesta postagem, o Bomba – H tem a honra de trazer, para o seu conteúdo, uma entrevista feita por nós alunos aos professores: Álvaro Regiani, Juliano Pirajá e Marcelo Brito.

Badaró e Bomba - H . A parceria que não podia faltar

“O boletim Badaró, assim como o blog da turma do terceiro ano: “Bomba-H”, é uma iniciativa digna de elogios, pois trata-se de um espaço em que nós acadêmicos e universitários do curso de História podemos disponibilizar artigos, textos e informações da “realidade” (entre aspas) que nos cerca.

Vídeo do Museu Couros de Formosa

“Pensando nas possibilidades que o mundo virtual nos oferece, o Bomba-H tem a honra de trazer aos nossos seguidores e leitores uma nova produção. Trata-se de um vídeo feito pelos administradores deste blogger, onde foi necessário um esforço significativo, embora possa não parecer, para torná-lo possível.

Bomba – H se pronuncia

“De volta ao palanque virtual, o Bomba – H não poderia retornar sem antes produzir o seu breve comentário sobre os acontecimentos envolvendo o aluno Lucas Alves e o professor do curso de história de Brasil II.”

Domínio: Bomba-H.com

“Agora quando for acessar o Bomba-H, não será mais necessário colocar o blogspot. Se você digitar diretamente Bomba-H.com chegará a nossa página.” 


Por fim desejamos a todos os leitores um FELIZ 2012 e vida longa ao Bomba-H. Esperamos, mas sem promessas de políticos, que o próximo ano seja ainda repleto de novas conquistas e principalmente que seja um ano inesquecível dos melhores motivos. Trata-se afinal de contas do ultimo ano nosso como turma e o destino deste blogger será traçado. Obrigado a todos e até 2012.


Antes de terminar, vocês viram o presente que o Bomba-H ganhou de Natal, um novo cabeçalho. Será que os leitores gostaram? Então deixem seus comentários