sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Entre BOMBAS e estralinhos


Foi dada a largada. Na noite de ontem (06/08) os principais candidatos a presidência proporcionou o primeiro debate para TV aberta Bandeirantes. Como esse blog não está nem um pouco preocupado em ser imparcial, ainda sim vai uma avaliação, subjetiva, da noite de ontem. É claro que os candidatos já apresentam suas propostas há algum tempo. Mas na noite de ontem foi à primeira vez que houve o primeiro enfrentamento direto entre os candidatos: José Serra (Tucanos de novo, nem a pau!), Dilma Rousseff (candidata do atual presidente Luizinho), Marina Silva (a legitima brasileira que diz: “o que importa é a vida!”) e, por fim, o atirador de elite do PSOL – Plínio Arruda.

Sem o menor interesse em ficar informando o que aconteceu nos cincos blocos que seguiram a noite de debate, vamos a algumas analises dos candidatos a faixa presidencial.

Para que o senhor Plínio Arruda não fique inconformado com o texto ele será o primeiro a ser analisado. Literalmente foi um candidato socialista. Quem viu sabe por que, não parou em nenhum segundo em falar de desigualdade social entre a classe mais elevada para a classe de baixa renda. Se destacou em alguns momentos do debate, quando, por exemplo, chamou o candidato Serra de hipocondríaco, tirando risos da platéia. Plínio em todos os momentos disparava suas criticas contra seus adversários, tanto que pareceu mais criticando do que apresentando proposta concreta. Para o candidato do PSOL ficamos com a bomba, foi um destaque na noite de ontem.

O outro homem que se apresentava no debate, faz parte do estralinho descrito no titulo. Estou até agora procurando um destaque para Zé da Serra, mais ainda não sei. Ele é palmeirense, ou seja, escolher time ele sabe bem (rs), agora quanto ao debate não vi nada de relevancia. Agora falando um pouco mais serio, José Serra falou bem da saúde, alias para alguns só falou disso, e como não poderia de deixar cutucou alguns pontos do governo Lula. Ficou claro ao fim do debate o constrangimento de Serra quando foi chamado de hipocondríaco, pelo candidato Atirador de Elite. Ressalta-se também que o candidato tido como o mais experiente foi o que mais errou no debate, muitas foram às vezes que Serra respondia uma pergunta com uma resposta que nada tem haver, outras vezes deixava a pergunta sem resposta nenhuma. Foi uma noite pífia do candidato tucano. Aquela que faz qualquer assessor tremer as bases.

Quanto às damas do debate tivemos apenas no fim pontos relevantes.

 O discurso final da legitima brasileira Silva, Marina Silva, foi um dos melhores momentos da noite. Ela soube da o seu recado esperançoso; tipo aquele do velho ditado: sou brasileiro e não desisto nunca, se encaixaria bem na candidata. Marina Silva também se destacou quando em fim o tema meio ambiente foi levantado no quarto bloco. Mais ainda sim ficou como uma coadjuvante no debate. Talvez tenha faltado um pouco mais de audácia para a candidata do Partido Verde. Sua noite ontem foi de momentos frios, durante boa parte do debate, e quentes, apenas nas considerações finais.


Quanto a petista Dilma ficou mais entre a bomba do que ao estralinho. No fim do destaque a candidata tentou esconder sua emoção em está pela primeira vez concorrendo a presidência da republica. A equipe de Marketing que provavelmente preparou o discurso final da candidata, utilizou uma excelente estratégia, em utilizar da emoção de Dilma. E também quem esperava que Dilma iria enrola nas palavras, errar em resposta, ou não ter um bom discurso mordeu a língua. Dilma soube mostrar paciência e proposta concretas para sua campanha. A petista também soube destacar sua parceria com o presidente Luizinho e destacou pontos que ficou claro que nos oito anos de governo Lula, houve mudanças significativas. Talvez para candidata tenha faltado um pouco mais de espontaneidade ser mais direta em algumas questõs, poderia ter se soltado um pouco mais ter deixado mais claro alguns pontos. De qualquer forma foi Dilma pode ser considerada a melhor da noite.

Não tenho muito o que concluir; foi a primeira de muito outros debates. Nesse Dilma e Plínio se deram muito bem. Mais de qualquer forma faltou ainda muitos temas a serem abordados. Não sei por quê? Mais ficou com gosto de quero mais... Ah, vale dizer que a audiência da emissora não foi tão boa quanto o esperado, o máximo que conseguiu alcançar foram 5,5 pontos empatando no quarto lugar com a Rede TV. Para pegar um embalo, quero depois, em outra postagem, falar de uma revista semanal que atualmente tem a mesma credibilidade de uma catalogo das casas Bahia, mais que insiste em criticar o PT em pleno crescimento de Dilma. Veja isso depois leitores.