sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sobre o ensino de História no ensino fundamental

Umas das maiores dificuldades dos estudantes do ensino fundamental na disciplina de História fundamentam-se nas questões:

1.                 Porque estudar o que já passou?
2.                 Para que guardar estas datas?
3.                 O que tem a ver isso com minha vida estes fatos?

Esse mal-estar tão generalizado nas mentalidades dos estudantes, em muito dos casos é decorrente de um ensino que durante muito tempo predominou, o reprodutivismo. Refiro-me aqui a uma metodologia utilizada por muito professores baseada na reprodução dos manuais didáticos, os livros. Sabe-se que os livros didáticos em sua grande maioria procuram enfatizar uma historia dos grandes feitos e dos grandes personagens do passado. Nós estudantes de História observamos constantemente que o conhecimento sobre o passado pode nos chegar por meio de várias perspectivas. Não existe uma única forma de representar e narrar o passado. Assim, gostaria de compartilhar uma questão com vocês: Por que nós historiadores em magistério não ofertamos aos nossos alunos essa pluralidade de perspectivas sobre o passado? Porque não oferecer outras possibilidades de formação identitária?

Alguns teóricos como Mircea Eliade, Marcos Napolitano, Roger Chartier, Johan Huzinga, Philippe Áries dentre outros, nos ensinam que podemos utilizar a religião, a música, a literatura, brinquedos e  jogos, como possibilidades de discussão sobre o passado.


E vocês? O que vocês usam ou pretendem usar para ensinar seus alunos? Compartilhem suas experiências! Assim podemos aprender cada vez mais.


por Otávio Marques