Especial Educação

Jornal Nacional: Educação o desafio da Qualidade, exibida 9 de maio de 2011 

Aprisionado pela falta da educação básica.

Na primeira reportagem da série Educação o desafio da qualidade a gravidade apontada fica por conta do analfabetismo funcional. Um simples folheto informativo que mereça uma leitura ou uma rápida conta matemática presente em nosso dia a dia, seja em usá-la em um mercado na esquina ou para calcular os próprios direitos salariais, pode parecer simples para alguns, mas ao mesmo tempo impossíveis para outros brasileiros.

Há dois desafios que podem ser vistos nesta primeira postagem. Ambos lidam com o analfabetismo funcional, só que o primeiro aborda os adultos e o segundo os jovens que ainda estão em escolas, mas não há boa qualidade no ensino. Seria fácil apontar algumas soluções para se resolver tais problemas, talvez um programa que incentive os adultos a voltarem para as escolas e melhorar as condições do professores poderiam satisfazer esses desafios. Mas refletindo sobre a educação no Brasil percebe-se que isso apenas representaria a ponta do iceberg, pois é obvio que há muito a ser feito e há muitos outros desafios a serem admitidos.

A urgência, dita por William Bonner ao ler a cabeça da matéria, não é apenas para tornar o Brasil com cara de país em desenvolvimento, mas é a urgência em dar condições, direitos e deveres, ao cidadão brasileiro. Em oferecer as condições mínimas de se viver com dignidade e com a liberdade em decidir se deve ou não ignorar ou aprender.

“Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”  - Paulo Freire

(Próxima reportagem)

Um comentário:

  1. Documentario bom esse que o jornal nacional fez.Ficou a impressão de espanto.No século xxi essa realidade ainda permanece, O analfabestismo funcional é uma constante. O que me chamou atenção nesse primeira parte do documentario é que dos 98% que se encontram estudando foi por incentivo dos "programas do governo"

    ResponderExcluir