quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Humor com H. Grandes nomes do Humor

O que será que faz o humor? Já me fiz essa pergunta outras vezes, tive inclusive a oportunidade de dialogar sobre isso com alguns amigos, mas nunca obtive uma resposta satisfatória.  Acredito antes de qualquer coisa que isso seja uma arte. Arte dominada por poucos, mas por gênios. Também acredito que há uma diferença entre humor e piada. O primeiro se caracteriza mais pelo receptor, a platéia tem que sentir bem, não pode haver um mal-estar como ocorre em determinadas piadas, a partir disso há a necessidade do humorista ser inteiramente interpretativo. Isso não quer dizer que a piada não mereça interpretação, mas acho que ela é criada antes mesmo do comediante lidar com a sua platéia. A piada é posta a prova quando o emissor termina a sua pequena história, quando há no final um fator inusitado, também na piada podemos encontrar grandes gênios, como bom exemplo: Chico Anísio.

Na verdade, não sou especialista para determinar o que seja uma piada, um gênero de comedia, ou um humor. E conseguir responder quais são suas semelhanças e diferenças, acredito não ser uma tarefa simples para esta postagem. Quando reflito nesse debate – diferença e semelhanças, fico mais disposto ao senso-comum, pois para mim é tudo a mesma coisa. Mesmo não sabendo nada sobre esse assunto, gostaria de elencar alguns nomes como os tops dos humoristas. Embora, logo aviso que vou deixar bons nomes para trás acredito que esses respondem bem o que é ser genial na arte de fazer o outro rir.

Quando o assunto é humor o nome de maior destaque é de Charlie Chaplin. Além de ser considerado o maior humorista de todos os tempos, Chaplin também recebe méritos no quesito: desenvolvimento a técnicas do cinema. Numa resenha sobre a bibliografia de Chaplin, Martin Sieff escreve: "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comnédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial . Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um."
___________________________________________________________

Ao grande publico infantil o ícone da diversão é Chaves. Também admirado por outras gerações, os personagens de maiores destaques de Roberto Gómez Bolaños estão na serie de televisão que é transmitida até hoje em TV aberta no Brasil – Chaves. Outro personagem famoso entre nós brasileiros é o Chapolin Colorado, além de ser o criador desses vários personagens, Bolaños era ator dos protagonistas de suas series criadas.
___________________________________________________________

Quem nunca ouviu falar no personagem Mr. Bean? Criado pelo ator britânico Rowan Atkinson, Mr.Bean parece não ter vindo desse planeta, "algumas de suas aberturas (de episódios), demonstram uma luz e depois ele, Mr. Bean caindo do nada". Embora, muitos outros comediantes utilizem várias frases para tentar buscar o humor, Mr. Bean se destaca por hoje conseguir utilizar uma técnica clássica da comedia, que seria fazer humor caricato, sem a utilização da sua voz. Mundialmente conhecido, Atkinson também chegou a produzir dois filmes com o seu principal personagem, ambos filmes foram sucesso de bilheteria. 
____________________________________________________________

Da direita para esquerda: Larry Fine, Curly Howard e Moe Howard; Os Três Patetas tiveram durante um grande período de tempo uma lista considerável de produções, sendo em curta-metragem ou filmes de longa duração. Entre os anos de 1922 a 1970 o trio teve outras variações de atores, mas foram os três da imagem que mais se destacaram. A característica principal do humor deles é conhecida como humor-pastelão, onde muitas vezes arrancava risadas da platéia . 
___________________________________________________________
Quem viveu no Brasil e teve contato com a sétima arte ou com a televisão durante o final do século XX, certamente conheceu o quarteto formado por Mussum, Didi, Dedé e Zacarias. Conhecido como Os Trapalhões o grupo foi formado na década de 60 e chegaram a trabalhar juntos em 23 filmes. Tamanho foi o sucesso e os números de fãs que acompanhavam o grupo, que até hoje sete filmes dos humoristas estão na lista dos dez mais visto da história do cinema brasileiro.  
__________________________________________________________
Chico Anysio é conhecido como o maior nome do humor brasileiro.  Revelou muitos outros humoristas no seu principal quadro: A escolinha do professor Raimundo. Além de ser um gênio do humor, Chico Anysio também é ator, escritor, compositor, pintor e dublador.  O professor Raimundo é apenas um dentre outros vários personagens. O maior destaque na carreira desse humorista são seus vários jargões que foram ganhando ênfase e se tornando frases populares.  _________________________________________________________

Ronald Golias marcou a televisão e o humor brasileiro. Seu principal personagem foi o aluno bem-humorado Pacífico. Golias tem como característica marcante em seu humor a sua constante performance caricata. Era comum a platéia sentir graça dele pelo simples fato de Golias entrar em cena. Suas principais participação foi ao lado dos amigos Manuel Soares de Nóbrega e Carlos Alberto de Nóbrega na conhecida e ainda transmitida Praça é Nossa.  Trata-se de um outro gênio que representa o bom-humor brasileiro, sem dúvida entra para os grandes humoristas pela facilidade que ele tinha em arrancar a risada da platéia. 


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Enquanto isso em Goiás...

MP pede a cabeça do reitor da UEG

O Ministério Público de Goiás enviou sexta-feira para o governador Marconi Perillo representação que requer o afastamento temporário do reitor da UEG, Luiz Antônio Arantes, com base em auditoria realizada pela Controladoria-Geral do Estado, que aponta 19 irregularidades supostamente cometidas pela atual gestão nos últimos dois anos. Entre elas, gastos com publicidade em ano eleitoral e acima do permitido, convênio irregular de R$ 10 milhões com a Funcer, falta ou irregularidades nas licitações e também na folha de pessoal, entre outros. O MP pede que seja nomeado um interventor na universidade para "apuração aprofundada dos fatos e apresentação de relatório completo dentro de 60 dias, prazo este que poderá ser estendido em caso de necessidade".

Releia o destaque na coluna Giro de 17 de setembro:

O Diário Oficial do Estado de terça-feira publicou decreto do governador Marconi Perillo (PSDB) com o novo estatuto da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Entre os 72 artigos, o de número 37 permite ao governador, diante de solicitação do Conselho Universitário ou de um membro do Ministério Público ou do Tribunal de Contas do Estado, determinar o afastamento da reitoria e nomear interventor pelo período de 60 dias ou mais. Antes, isto só era possível apenas via Conselho Universitário. O Ministério Público ou TCE pode solicitar a intervenção nos casos de "prática ou fortes indícios de irregularidades ou ilegalidade na administração da UEG". A Controladoria-Geral do Estado já apura suspeitas de irregularidades. Segundo fontes no Estado, a intervenção deve ocorrer assim que Marconi retornar de viagem ao exterior.

A intervenção na UEG não aconteceu logo depois da viagem ao exterior do governador, como fontes palacianas me informaram. Mas agora o Palácio das Esmeraldas tem o instrumento jurídico necessário para afastar o atual reitor, num enredo que tem sido escrito desde o início deste ano.

Escrito por Jarbas Rodrigues Jr.

O Bomba-H abre esse espaço para que o debate seja efetivado acerca das condições atuais da Universidade Estadual de Goiás.
Divirtam-se, saboreiem, se irritem, fiquem perplexos e, por fim, comentem.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Domínio: Bomba-H.com

Agora quando for acessar o Bomba-H, não será mais necessário colocar o blogspot. Se você digitar diretamente Bomba-H.com chegará a nossa página.  O domínio Bomba-h.com foi comprado por nós administradores. Mas para não perder acesso, durante um tempo o bomba-h poderá ser acessado utilizando o blogspot, ou seja, bomba-h.blogspot.com ainda estará ativado durante um período.

Muitos dizem que a compra de um domínio é fundamental para o desenvolvimento de determinada página no cyber-espaço.  Embora, o Bomba-H não goste de fazer promessas para não serem cumpridas, há intenções, entre nós administradores, para tornar cada vez mais o Bomba-H como uma página de muitas produções e novas propostas para torná-lo melhor aceito entre o publico que utiliza a internet.

Obrigado e não esqueça de nos visitar

domingo, 27 de novembro de 2011

Bomba – H se pronuncia

De volta ao palanque virtual, o Bomba – H não poderia retornar sem antes produzir o seu breve comentário sobre os acontecimentos envolvendo o aluno Lucas Alves e o professor do curso de história de Brasil II. Ambos os personagens tem ligações direta com este blog, sendo que o primeiro é administrador e autor do Bomba – H e o segundo teve sua gestão de coordenador desenvolvida tendo como participação alguns outros administradores deste blog. Aliás, antes de prosseguir, temos orgulho de elencar no currículo do Bomba-H a produção da pagina virtual do curso de História.

Feita a devida introdução vamos da continuidade. É nítido que os dois acontecimentos, embora tenham ocorrido num período relativamente curto entre um e outro, não representa o espaço democrático de uma Universidade como a UEG. Já que no próximo ano novos alunos adentraram na UEG de Formosa, há de se ficar claro que a postura dos alunos e o comportamento dos professores são inteiramente de respeito, de ética e amizade em ambas as partes.

Por ser um acontecimento de raridade na UEG, nada mais justo do que repudiar atitude dos envolvidos nos acontecimentos. Por parte do aluno a atitude irônica pareceu ser uma arma constrangedora ao extremo, por parte do professor as palavras pronunciadas não seguiam a lógica da reciprocidade. Muito embora a ironia ou a acusação tenham sido ações negativas, acredito particularmente, que o xingamento a terceiros íntimos não é um ato recíproco, isso se tratando de um exemplo que não foi medido com a balança da justiça da reciprocidade, apenas com o bom-senso opinativo.

O Bomba – H quer deixar claro que o nosso administrador Lucas Alves, o autor mais próximo dos leitores deste blog, passa a quilômetros de distância do que realmente aquelas palavras pronunciadas representam. Seja como aluno ou como cidadão podemos garantir, ao leitor do Bomba-H, que os administradores deste blog, embora possa cometer erros e provocar as inflamações dos ânimos, são pessoas comprometidas com o conhecimento e sabem perfeitamente de sua integridade como pessoa. Também há de se ressaltar que o Bomba - H não está promovendo o discurso maniqueísta, não há o lado certo ou o errado nesses acontecimentos, pois o Lucas errou, mas não sozinho.

Por parte da UEG creditamos a nossa diretora as providencias que serão tomadas como fundamentais na continuidade da democracia e da ordem em nossa Universidade. Não queremos acreditar, sob hipótese alguma, que nossa Unidade é uma terra sem lei. Pois, a Universidade deve ser um espaço de democracia por excelência, onde o livre debate, o respeito a dignidade e a liberdade de expressão devem ser mantidos e preservados sob qualquer circunstancia.


Victor Barbosa (administrador do Bomba-H)