quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Para que estudar Filosofia?


Ao pensarmos em estudar filosofia, não observamos o quão importante e presente ela é em nosso cotidiano. Estudando filosofia, entendemos melhor a vida, seu real e imenso valor que possui.

A filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez, possuem limitações. A sua preocupação está voltada a uma verdade maior, uma verdade que transcende os limites da razão humana, à qual somos instigados a buscar constantemente. Essa busca e essa verdade não são finitas, pois enquanto o homem existir, ele estará em busca dessa verdade maior.

Aos poucos vamos percebendo melhor o quanto a filosofia faz parte da nossa vida. Só entenderemos o sentido da filosofia, quando entendermos que não podemos somar, subtrair, multiplicar ou dividir nossa verdade, o bem, o amor, a existência. Os sentimentos podem ser expressos nas mais diversas formas, mas nunca numa equação matemática, nem numa composição química ou física. Dessa maneira nossas relações acabam tornando-se frias e calculistas, porque na sociedade vive-se desta forma. Porém, a reflexão ajuda a compreender as coisas da forma como nenhuma ciência ajuda compreender.

Filosofia é refletir sobre os acontecimentos, não se limita apenas à perguntarmos: por que?, mas sim em aprofundar, ir além; é ter um posicionamento crítico e argumentativo, em resumo, buscar a verdade dos acontecimentos, dos fatos, é uma atitude filosófica.

Segundo Antonio Gramsci, “Todos os seres humanos são filósofos”. Ele entendia que as pessoas têm sua concepção de mundo, ainda que não consciente, ainda que a crítica; e essa concepção é expressa na linguagem, pois esta, “é um conjunto de noções e de conceitos determinados, e não só de palavras gramaticalmente vazias de conteúdo”. Para ele o que difere em cada ser humano é como ele atua no mundo. Gramsci também acreditava que os seres humanos partilham um “senso comum”, em que temos, além disso, religiões populares, superstições, opiniões. Ou seja, todos somos filósofos, porém com uma “filosofia espontânea” que é própria de toda a gente, contida nos aspectos citados (crença, opinião) e as formas de ver e atuar no mundo. Assim, ter mente aberta à reflexão de tudo o que acontece e vemos, é um jeito, não único, de fazer Filosofia.



Catherine Bachmann