sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIA ESPECIAL DEDICADO AO PROFESSOR


HOMENAGEM DA TURMA DO 2ª ANO
DE HISTÓRIA, A TODOS OS PROFESSORES


Na data de 15 de Outubro do ano de 1827, dia dedicado á educadora "Santa Teresa de Ávila", o hábil Pedro I promulgou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Por meio de Decreto, "Todas as Cidades, Vilas e Lugarejos tivessem suas Escolas de Primeiras Lentras". Este tal Decreto como dizemos nos dias de hoje, era "só o ouro" pois falava várias coisas:

Descentralização do ensino, o salário dos professores, sobre as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. Idéia  esta, inovadora e revolucionária, sem dúvida teria sido ótima, se tivessem sido cumpridas e saido do papel, coisa que até hoje se reflete em várias áreas... Leis que so funcionam e existem na teoria. Mas depois de 120 anos de procrastinação, do referido Decreto em 1947 ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao Professor.

A primeira comemoração de que se tem notícia foi em São Paulo, em uma modesta escola no número 1520 da famosa Rua Algusta, onde existia o Ginázio Caetano de Campos apelidado de "Caetaninho". O Professor Salomão Becker teve uma sugestão para o encontro do dia 15 de Outubro, data esta em que sua Cidade natal, Piracicaba, Professores e Alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A tal sugestão foi aceita e a comemoração teve a presença maciça, inclusive dos pais dos alunos.

O discurso do Professor Becker, além de ratificar a idéia de se preservar a data, como um encontro anual, ficou marcada por sua frase "Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores: Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, essa semente foi lançada e hoje se pode ver que em alguns países, há um dia especial para os Professores havendo feriados, enquanto em outros são realizadas apenas comemorações em dias úteis.


A celebração, que se tornou um sucesso, espalhou-se pela Cidade e pelo País nos seguintes anos, até ser Oficializada Nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de Outubro de 1963. O Decreto tinha por finalidade, definir a essência do feriado:


"PARA  COMEMORAR CONDIGNAMENTE DO DIA DO PROFESSOR, OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO FARÃO PROMOVER SOLENIDADES, EM QUE SE ENALTEÇA A FUNÇÃO DO MESTRE NA SOCIEDADE MODERNA, FAZENDO PARTICIPAR OS ALUNOS E AS FAMÍLIAS".

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_professor

Feliz dia dos Professores para: Todo Corpo Docente:
 Ana Carolina Barbosa, Ana Maria Flores, Andréa Fabiana, Ângela Borchardt, Cícero Melo, Fábio Santa Cruz (Coord.), Francisco Heitor, Juliano Pirajá, Karley Macedo,  Leandro Bulhões,  Luiz Henrique Borges,  Marcelo Brito,  Marcelo Reis,  Maria Izabel Hamú,  Michelle dos Santos,  Sheyla Barros, Sinara Bertholdo,  Sizélia Sena,  Terezinha Braz e a todos demais Professores que não estão aqui relacionados.


Desejamos a todos os mais sinceros votos de felicidade e que continuem a ser fontes de inspirações de seus alunos.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

“Gigante pela própria natureza


És belo, és forte, impávido colosso, e o teu futuro espelha essa grandeza.”


Infelizmente na postagem passada esquecemos de cita a personagem principal dessa eleição. Mas conforme nos foi lembrado (em comentário), vamos a uma postagem que será dedicada, única e exclusivamente, a senhora Marina Silva.

Como todos puderam perceber, citei uma das passagens mais emblemáticas do hino nacional. Acredito, sinceramente que nosso país é uma das várias nações emergentes no mundo – “o futuro espelha essa grandeza”. E ao mesmo tempo em que se desenvolve econômicamente, nós brasileiros somos donos da maior biodiversidade do planeta. Ou seja, podemos nos tornar uma potencia econômica, sem nos esquecermos de nossa própria natureza, preservando nosso meio ambiente. Diante desse papo todo, meio ambientalista e meio utópico, tivemos uma candidata que tornou isso tudo provável.


Marina Silva aparece como uma realidade para a política no país. Com 20 milhões de votos, a candidata verde, torna-se a terceira colocada mais expressiva que já tivemos no período democrático. Portanto, como nos diria nosso querido Luizinho: Nunca na história desse país tivemos um terceiro colocado tão influente e tão decisivo, como a candidata Marina Silva.


Diante dos 20 por cento, conquistados por ela, fica a pergunta: o que isso tudo nos representa? Para alguns Marina pode ser mais uma ovelha no mundo de lobos, para outros uma vitória do meio ambiente. Tanto um quanto o outro, merecem serem discutidos nessa postagem.

Vamos ao primeiro. Marina Silva nos propõe todo um discurso ético e nunca se esquecendo de levantar sua bandeira de sustentabilidade. No entanto todo esse discurso pode cair por terra, diante de interesse, carregados de hipocrisia, dos outros. Por exemplo, o interesse de seu partido em abocanhar alguns cargos para apoiar o presidente. Marina, portanto, terá que extrapolar as fronteiras de seu partido, tornando seu discurso não apenas para promessas, mas para uma nova postura política. Essa nova postura também será determinante para o apoio ao novo presidente.

Por outro lado, esses 20 por cento, representa uma vitória para os ambientalistas. Pois fica claro para o mundo, que os brasileiros estão dando um recado, “dizendo que reconhecem o meio ambiente como base para o desenvolvimento sustentável.” É uma vitória do meio ambiente, que em fim, recebe apoio de cerca de 20 milhões de pessoas e não somente de meia dúzia de ambientalista. É também uma vitória da ética política, que fora das amarras da hipocrisia, torna se possível ainda um sonho de tornarmos a situação social mais igualitária. Igualitária assim como foi o seu discurso, que atendia o interesse de todos e por isso, Marina se torna uma realidade no cenário político do país.

Terra adorada, Entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada!


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

E as eleições?

O blog Bomba-H pede desculpas por não ter feito nenhuma postagem a cerca das eleições. Estávamos esperando o resultado do segundo, mas de qualquer forma isso não seria desculpa pela falta da postagem a cerca do tema. Tivemos resultados que merecem ser considerados por esse blog.

O primeiro a ser comentado é o engraçadinho Tiririca. Para ele utilizo frases do texto do professor Fábio Santa Cruz. "Tiririca, além disso, é uma farsa. Os paulistas votarão nele, mas quem assumirá o cargo parlamentar, em caso de vitória, é Francisco Everardo de Oliveira Silva. (...) Não representa nada. É um candidato sem propostas, sem objetivos, sem ideais. (...) A vitória de Tiririca foi um êxito extraordinário da mentira, da irresponsabilidade e da tolice. Para os idealistas que aceditam na democracia, foi um desastre." Calma que ainda tem mais... "Ao menos este aspecto positivo a candidatura de Tiririca tem. Ela nos lembra que, muitas vezes, nós mesmos somos culpados pelos desastres que abalam a nossa democracia." O texto do professor Fábio foi feito antes do resultado. Como era de se esperar o resultado foi trágico, Tiririca se elegeu deputado federal, sendo também o mais votado com 1,35 milhão de votos.

Outra candidata que não pode passar em branco é a querida Weslian Roriz. Acredite vocês que depois do fiasco que a candidata passou no debate, ainda vai para o segundo turno das eleições de governador no DF. “Olha leitor eu vou falar uma coisa muita seria pra vocês, será que pode repetir a pergunta por favor!”


Agora vamos ao nossos presidentes... A primeira será Dilma e as pesquisas. Foi sem dúvida uma derrota, para todas as pesquisas e para os petistas, a candidata não ter sido eleita. Os números exatos, simplesmente erraram. A candidata que deveria vencer, segundo as pesquisas no primeiro turno, acabou se frustrando com seus 46 por cento. Dilma disputa a faixa presidencial com Serra. Mas antes de falar dele, peço desculpas pela falta de imagem do candidato. Na verdade estou tentando ser imparcial e apenas estou colocando o primeiro nome dos candidatos no Google imagens; infelizmente para o candidato Serra o que aparece, é o que todos podem vê na imagem ao lado, trata-se da Serra da Canastra, cadeia montonhosa localizada em Minas Gerais. Se não acreditarem fiquem a vontade em conferir, é só visitarem o Google imagens e teclar Serra, veja o que aparece.

Agora comentando sobre a campanha do candidato tucano, me angustia sua propaganda eleitoral dos bonequinhos. Todos já devem ter visto. Bonequinhos por bonequinhos, Serra se constrói mostrando sua tamanha experiência, em seguida mostra o boneco da Dilma vazio, tentando demonstra a falta de experiência da candidata. Não vou defender a ex-ministra e ex-guerrilheira, como disse tentarei ser imparcial. Mais vem cá, meu caro leitor, você aceitaria ser visto dessa forma, ou seja, vazia. Por mais que os senhores (as) não tenham tanta experiência na vida, vocês aceitariam algo desse tipo. Vou tentar exemplificar. Imagine um estudante de história, um daqueles trabalhadores. Vocês achariam justo dizer que esse estudante/trabalhador não tem a menor experiência de vida, nada de interessante, ou seja um verdadeiro saco vazio. Aposto que não! Mas como disse não vou dizer nada, apenas esperarei os comentários.

Ah não se esqueçam, também de comentar sobre a Dona Roriz, Tiririca e Dilma... e também se quiserem criticar minha imparcialidade, fiquem a vontade. (rs)