sábado, 20 de fevereiro de 2010

LUZ NO FIM DO TÚNEL!

A Constituição Federal, também conhecida como “Carta Mãe”, traz diversos princípios, deveres e direitos para a sociedade. Tudo isso voltado para causas nobres, que se resume em: formar uma nação justa e democrática para todos. Segundo o ex-presidente e constituinte Ulysses Guimarães “A constituição durará com a democracia e só com a democracia sobrevivem para o povo a dignidade, a liberdade e a justiça.”

Sem dúvida a nossa querida “Carta Mãe”, nos revela diversos deveres, e principalmente, direitos que emocionaria, ou emociona, qualquer cidadão. Afinal quem nunca se deparou com o art. 5° que nos diz que "todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza." O problema, é que uma das questões a serem mais discutida em relação à nossa constituição, é quando nos deparamos com situações que parece tudo muito bonito e teórico, como é o caso do artigo 5°, mais quando colocado na pratica, na “vida real”, ai percebemos claramente que trata-se de uma ideologia apenas teórica. Quem nunca se deparou com as seguintes realidades. Um cidadão desesperado por alimentar seus filhos teve que roubar um frango e por esse motivo foi preso e condenado por alguns anos de prisão, já um milionário, ou político, que desvia e rouba, para si, milhões e milhões de dinheiro público, sai impune apenas “um pouco” com a imagem desgastada. São histórias comuns em todo o Brasil, histórias que por si só mostra o tanto que o sistema é injusto e pouco adianta uma constituição, com leis maravilhosas, numa hora dessas.

Mais, definitivamente, não vi aqui, nesse texto, criticar ou reclamar das injustiças que é realizada na nossa querida pátria amada. Pelo contrario vim dizer que os últimos acontecimentos, são otimistas, podemos ver uma luz no fim do túnel, um pequeno momento de esperança. Pois acredite pela primeira vez na história deste país temos um governador preso por corrupção. O senhor José Roberto Arruda, por merecimento próprio, foi em fim preso, depois de protagonizar dois videos claros de corrupções. Os últimos acontecimentos envolvendo o governador, deixaram todos revoltados. O primeiro (dos acontecimentos), foi o famoso vídeo, registrado por Durval Barbosa (ex-secretário), em que Arruda parece recebendo um envelope recheado com 50000 reais; segundo o governador o dinheiro era para um gesto simbólico e nobre de sua parte, se tratava de dinheiro para se comprar panetones para pessoas necessitadas. O fato é que essa justificativa não convenceu muita gente e o “povo” foi pra rua gritar “fora, Arruda!” Trata-se sem duvida de algo lamentável, mais Arruda não parou por ai. Querendo sabotar as investigações do Superior Tribunal da Justiça (STJ), o governador tentou subornar o jornalista Edson Sombra, querendo que Sombra dissesse que o vídeo fosse uma montagem e que Arruda parecesse o injustiçado do pedaço, porém nada do que foi tão almejado pelo governado deu certo. Pois o STJ com 12 votos a 2, decretou a prisão preventiva do Sr. José Roberto Arruda. Se você pensa que isso termina por ai diria que não, pois Arruda é investigado por falsificar recibos de compra de panetone. Mais, por fim, vale a felicidade de saber que Arruda se encontra em seu devido lugar. Tudo bem que não é nenhuma papuda como todos queriam, mais ainda assim podemos dizer que Arruda se encontra detido pela Superintendência da Polícia Federal.

A luz no fim do túnel, o feixe de esperança que citei nesse mesmo texto, trata-se exatamente disso. Em fim um governador foi preso por ser corrupto, em fim a justiça foi realizada da forma como todos esperavam. E sim vale a esperança que um dia o art. 5° da nossa constituição seja em fim posto em pratica; tanto pobre como rico terá os mesmos direitos independente de qualquer circunstância e assim fazermos um país mais digno, democrático e justo para todos.
Victor Barbosa