sábado, 17 de março de 2012

Filme sobre Raul Seixas nos cinemas

Trailer do filme: "Raul - o inicio, o fim e o meio"



Estreia em Brasília  "Raul - o inicio, o fim e o meio, nesse final de semana. O filme é dirigido por Walter Carvalho, mesmo diretor de Cazuza o tempo não para.

A produção conta, em formato de documentário, a trajetória do roqueiro baiano Raul Santos Seixas. Além de depoimentos de famosos como Paulo Coelho, Zé Ramalho, Caetano Veloso e Pedro Bial, o filme também traz entrevistas com familiares de Raul Seixas, como o irmão Plinio Seixas e as filhas Scarlet Seixas e Vivian Seixas.

Segundo o site oficial, o filme conta com raridades. “O filme desvenda, através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos a trajetória da lenda do rock.”

Raul Seixas tem um grande número de fãs espalhados pelo Brasil. Por isso os criticos esperam um bom sucesso de público. O cantor brasileiro sonhava em ser um ator de Hollywood, portanto essa produção pode ser uma realização de um sonho de Raul.
  
Raul Seixas nos cinemas de Brasília

O filme de Raul Seixas ainda não está em todas as salas de cinemas de Brasíla. Somente em três locais da cidade a produção está em cartaz no Pier 21, Parkshopping e na Casa Park

O site oficial do fã clube de Raul Seixas afirma que o filme em breve estará disponível “Nesta primeira fase apenas algumas cidades e salas de cinema estarão exibindo o filme, mas em breve outras cidades brasileiras estarão recebendo o filme.”


____________________________________________________________
Veja também:

quarta-feira, 14 de março de 2012

Marin o novo presidente do futebol brasileiro


Como diria meu amigo Marcos, administrador deste blogger, "quando a esmola é demais o santo desconfia", ainda mais quando é algo envolvendo os ramos da política brasileira. 

A renúncia de Ricardo Teixeira, que há mais de 23 anos esteve no comando da CBF, trouxe algumas expectativas sobre o futuro do futebol brasileiro. Talvez com a saída de Teixeira, agora poderíamos ter um comando mais democrático ou transparente em seus atos. No entanto, conforme foi divulgado José Maria Marin é o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, trata-se do mesmo senhor que protagonizou essa cena duvidosa que pode ser vista no vídeo acima. Ao invés de distribuir as medalhas para os jogadores do Corinthians que fizeram por merecer aquela conquista, Marin utilizou o momento em que ninguém estava o observando, a não ser a câmera que fez a filmagem, e colocou sorrateiramente uma medalha no bolso.


Para ser justo com o novo presidente Marin vamos deixá-lo comentar sobre o assunto: “É muito bom tocarem nesse assunto. É bom isso ter vindo à tona para que possa ser esclarecido de uma vez. A medalha foi uma cortesia da Federação Paulista e não era para ter essa repercussão toda. Isso foi uma verdadeira piada.” De fato, Marin levanta uma questão relevante, pois tragicamente já algum tempo a política brasileira vem se tornando uma grande piada, são: políticos colocando dinheiro na meia ou na cueca, alguns afirmando que a verba toda é para compra de panetones e agora a medalhas no bolso foi por cortesia. Os jogadores que têm que batalhar pela conquista não têm esses privilégios, já o mandatário tem suas regalias de sobra. Agora definitivamente essa repercussão só ocorreu porque houve a filmagem e houve alguma emissora, que não tem rabo preso com os donos do futebol, e transmitiu sem problemas a fatídica cena.

 Mas, em fim vamos acreditar, com toda ironia possível, que o fim da Era de Ricardo Teixeira vá trazer uma nova época de prosperidade para o futebol brasileiro. Quem sabe a música de Lulu Santos, que diz: "Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passara," possa fazer algum sentido entre os que detêm o poder no Brasil

____________________________________________________________
Veja também:

segunda-feira, 12 de março de 2012

Um esboço sobre o radiojornalismo

No jornalismo impresso há uma diversidade de gênero considerável que o profissional jornalista pode seguir. Os diversos editorias, presentes em um jornal diário é um bom exemplo disso, alguns repórteres podem trabalhar com esporte, outros com política, também há aqueles que prefiram escrever sobre economia. Além do trabalho com o jornal impresso, eles podem também seguir outros ramos como revistas, boletins e matérias especiais (livros reportagens).  E da mesma forma que o jornalismo impresso tem suas características e variedades, o rádio jornal é outro elemento importante para a comunicação social, pois também esse meio possui seus encantos e desafios.

No caso do rádio o jornalista pode optar por trabalhar com outras diversidades de formatos, desde entrevistas até os documentários, mas talvez o gênero jornalístico mais conhecido nesse ramo seja os rádios jornais, onde há o programa que é dividido em editoriais e é apresentado pelos ancoras, as reportagens devem seguir a justificativa dos valores notícias. O mais conhecido rádio jornal, transmitido em todas as emissoras do país, é a Voz do Brasil, que por sua vez é o programa noticioso mais antigo nas rádios brasileiras. Interessa também dizer sobre as emissoras com formatos all news, trata-se de um modelo que se define por está no ar 24 horas por dia com o conteúdo jornalístico. Três bons exemplos de emissoras brasileiras se encaixam nessa estrutura, como é o caso da Band News, CBN e Jovem Pan.

Entre essas emissoras há suas semelhanças e diferenças que são notórias quando pegamos para análise os horários nobres das rádios, que seria 06h00min até 08h:30mim da manhã. Em rádios jornais, nesse período, o programa tem “como foco os principais fatos que ocorreram no dia anterior.” São transmitidos, nesses programas matutinos, notícias com suas linguagens próprias e com suas estruturas semelhantes. A importância do formato pela qual determinada mensagem é exposta para os ouvintes é semelhante a importância da diagramação de um jornal impresso para seus leitores; o atrativo se torna um desafio para o ancora, narrador e também repórter que deve saber emitir suas informações sem tornar aquele assunto cansativo aos ouvidos do receptores.

No que se refere a estética da linguagem, podemos falar do jornal CBN Brasil, apresentado pelo jornalista Sanenberg que utiliza uma linguagem menos formal, mais em formato de uma conversa, “quase” como estivéssemos ouvindo um apresentador lidando com o improviso em pleno programa ao vivo (ressalto que esse improviso é apenas uma sensação que nós temos como ouvintes, pois Sanenberg certamente está provido de textos que o orientam naquele jornal.) Diferença dessa linguagem temos o radio jornal da Band News com o ancora Boechad, que embora também tente trazer a interatividade com o público, faz uma linguagem mais formal. Agora sobre minha opinião, em primeira persoal do singular, admito que preferi ouvir o Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan, pela ótima sonoridade e pelo tom coloquial a apresentação do rádio jornal traz a nós ouvintes a objetividade e a clareza de determinada notícia. Vale ressaltar que diferente do jornal impresso, em que o leitor pode reler um parágrafo que não ficou muito claro,  o rádio jornal deve ser imediato a mensagem é transmitida apenas uma vez e portanto deve “a mais esclarecedora possível.”

As estruturas dos principais jornais que são transmitidas, nessas rádios sobre-citadas, segue nos estilos tradicionais que seria por zona geográfica, em que as informações começam de forma global, falando sobre noticias internacionais e nacionais,  e termina com notícias locais, de algumas capitais brasileiras, outro formato seria por editorias que segue o estilo parecido com o jornalismo impresso, onde os assuntos são divididos em política, economia, cultura e esporte.

Em fim falar sobre rádios é está relatando sobre o primeiro meio de comunicação tido como democrático, que possui seus encantamentos para todas as classes sociais da sociedade. Não há necessidade para saber ler e nem é necessário está parado em determinado lugar, como um sofá ou uma cadeira, fator esse que leva muitos ouvintes a ligar seus rádios quando estão dirigindo ou quando estão fazendo outras tarefas. 
____________________________________________________________
Veja também:
  • Ao lado direito, nesta página, você poderá acessar algumas rádios;