quinta-feira, 17 de junho de 2010

História e Música

Um olhar sobre a produção musical de Heitor Villa lobos no cenário cultural do modernismo brasileiro.

Entre as décadas de 1920 e 1930 formou-se um grande conflito estético e ideológico com relações ao movimento modernista formado por artistas e escritores como, Anita Malfatti, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral entre outros. Essa elite cultural e econômica almejava que a sociedade tivesse uma percepção da nacionalidade brasileira por meio da produção cultural nacional,como por exemplo, a polêmica exposição da semana de arte 1922 em São Paulo.



“A semana é um marco na história do Brasil como também na historiografia da música, principalmente pela projeção que deu Heitor Villa-Lobos e pelo impacto que teve em sua careira, o único a sair ileso das criticas. A música de Villa carrega elementos da cultura nacional,como exemplo a música popular carioca,o choro e o samba alem de elementos das músicas regionais, como a caipira e os cânticos das tribos indígenas do amazonas que confrontam com a cultura musical romântica da época. A partir dessas afirmações iremos compreender como a cultura daquela época, a estrutura econômica,política e social, pode modificar uma obra de arte e ainda transformá-la em uma mercadoria.Esse estudo se mostra importante para quem deseja estudar música na História, uma vez que revela os fatores que podem modificar o processo de composição da música como também dos hábitos da sociedade.

Segundo Michel de Certeau,ao estudar a história cultural da música,o pesquisador depara-se com um objeto que carrega em seu bojo um caráter dinâmico,encontra-se distante no tempo, construído a partir de uma diacronia, que implica na impossibilidade de reconstruir a existência cultural dos agentes que fizeram parte da criação da musica .Então se faz necessário para compreensão das apropriações, conhecer o contexto histórico na qual a música se manifestou, as bases sociológicas da criação musical, os agentes difusores da música que formam o gosto popular, assim como criticas de álbuns e shows em jornais, além de relatórios e materiais promocionais de gravadoras e produtores de espetáculos. Todas essas fontes permitem entender melhor o panorama musical, sobretudo neste caso, a música de Villa na semana de arte moderna, uma vez que teve maior relevância e difusão em sociedade.

Alguns conceitos como recepção cultural e industria cultural, são pertinentes nesse tipo de pesquisa, não industria no termo literal de referir-se a modos de produção, divisão do trabalho e máquinas, mas ao processo de racionalização das técnicas de distribuição das mercadorias culturais que devem ser absorvidas pela sociedade.Segundo Adorno a autonomia das obras de arte nunca existiu de forma pura, sempre foi marcada com as conexões de efeito, para ele as mercadorias culturais orientam-se a principio de sua comercialização e não segundo se próprio conteúdo e figuração.Então com aceitar uma música carregada de elementos nacionais e populares como a de Villa em meio a uma preferência dos ouvintes do gênero “erudito” a estilos dançantes como o foxtrot,swing e tango imposto pela industria cultural?

O melhor caminho para responder a essa pergunta é entender o significado da música de Villa para os ouvintes, entender os códigos daquela cultura e por sua vez ir adquirindo as representações do passado sobre o objeto. Clifford Geertz adverte que a análise é escolher entre as estruturas de significação. Assim compreendendo o conjunto de preceitos que moldaram a sensibilidade dos presentes na semana de arte, entenderemos o choque cultural entre a música e o ouvinte.


Por Otavio Marques
(seja bem-vindo)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A estréia da nossa seleção na copa


Depois de uma vitória “magra” de 2x1 contra a, fraquíssima, seleção da Coréia do Norte


Estamos de volta ao trabalho... “eu’’ resolvi falar um pouco desta situação, esperamos que o Brasil faça belas apresentações em campo , com seus dribles desconcertantes em cima do adversário mas não vimos esta jinga, a não ser pelos pés do guerreiro Robinho que é um dos que quando pega na bola realmente mostra o futebol arte.

Para a felicidade da torcida verde e amarela que faz de tudo pra ver e este grupo que representa nossa nação, é preciso que os jogadores encontrem o caminho do gol .

Mas... Este que vós fala não poderia deixar de reclamar neste blog.

Fico chateado por que o técnico que tem o nome de um dos sete anões (dunga) não ter convocado o Ronaldinho Gaucho, Neymar, Ganso e Hernanes , pois na minha visão “o Brasil precisa de um futebol jovial ( jovem ) e moleque que é o verdadeiro futebol arte”. Vejo que, muitos jogadores que foram os melhores de seus clubes nos campeonatos não foram convocados...



Queremos ver o futebol travesso e não somente ficar vendo o futebol “feijão com arroz” ( com 3 ou 4 que são o bífe dessa marmita).

Quero muito torcer e desejo que a seleção seja campeã, mas confesso que há falta de “tempero” (os que ficaram de fora da convocação ).

Sabendo que “a melhor defesa é o ataque”. Nosso goleiro é o melhor do mundo e para conquistar essa camisa número 1 ele teve de superar pelo menos oito concorrentes testados pelo técnico da seleção, que tenho que parabenizá-lo pela escolha do goleiro mas confesso que não entendi a convocação de um tal Doni, esse sem dúvida deve ter um empresário muito forte .

Para não ficar somente em criticas. Não poderia deixar de elogiar o zagueiro Lúcio que, aos 32 anos, disputa sua 3ª copa do mundo e agora como capitão, sempre fazendo ótimas atuações com a amarelinha.

Também cabe elogios á Robinho que ate aqui tem jogado o futebol bonito de se ver e acredito que seja um dos destaques desta copa , mas não pode carregar o ataque sozinho como tem feito.

O Brasil precisa que os jogadores acendam a “chama” e façam a felicidade do povo brasileiro que esperam ávidos gritar mais uma vez goooooooool

O blog bomba-h está junto com a seleção rumo ao hexa 2010

E que venha a costa do Marfim, Portugal ou qualquer uma...

Deixem seus comentários sobre o primeiro jogo da seleção brasileira

Brasil x Coréia do Norte...


Por: Marcos Dias

terça-feira, 15 de junho de 2010

Democráticos

"Poesia feita para celebrar a criação do plano real em 1994... Como o tempo passa!!! Aliás tudo passa... "

Nossa gente é o penhor
De uma dívida sem igual
Que nos faz ser escravos
Em nossa terra natal
A miséria e o sofrer
Dominam o dia-a-dia
Que seria dessa gente
Se aqui fosse ausente
A tal da democracia?


Já venderam nossa luta
Nossos sonhos, nossos filhos
E a nossa pátria amada
É feita de maltrapilhos
Mas tudo está indo bem
Por isso o povo faz folia
Que seria dessa gente
Se aqui fosse ausente
A tal da democracia ?


Mataram o pai dos pobres
E o tacharam suicida
E a vilã corrupção
Desfila nas avenidas
Agora matam os pobres
Numa constante guerra fria
Que seria dessa gente
Se aqui fosse ausente
A tal da democracia?



Todo mundo se uniu
Para lutar pelo povão
Descobriram uma saída
Com a globalização
E pra torná-la “real”
Eles lutam com euforia
Que seria dessa gente
Se aqui fosse ausente
A tal da democracia ?


Com um texto decorado
E o branco colarinho
Dizem estar interessados
E até usam de carinho
Mas por trás da bela máscara
É absurda a hipocrisia
Que seria dessa gente
Se aqui fosse ausente

A tal da democracia ?
 
   
por um tal de Kiko di Faria
(quem mais poderia ser?)

domingo, 13 de junho de 2010

DIA ESPECIAL PARA UM AMIGO

O blog bomba-H não poderia deixar de homenagear um grande amigo e parceiro, que faz aniversário neste domingo dia 13 de junho, mais uma primavera.


Este companheiro que tem se mostrado uma pessoa muito digna de elogios e dispensa comentários por suas grandes qualidades, companheirismo e humor. Capaz de torná-lo sempre um grande amigo.


O bomba-H tem o prazer de lhe desejar os mais sinceros votos de saúde e felicidades neste dia especial e pedir que jamais desista de seus objetivos sem deixar de ser este amigo cordial humilde e tolerante com o próximo da forma que você é. Precisamos de pessoas como você neste mundo.


Estamos sempre com você e contamos com sua participação neste blog que é o espaço dedicado à todos que queiram expressar opiniões e pontos de vista.

Este amigo que o bomba-h presta esta homenagem é ;

MARCELO B. ALVES



2ª ANO DE HISTÓRIA DA UEG FORMOSA-GO