sexta-feira, 26 de março de 2010

É o nosso Nuremberg


Nos EUA a situação que o secretário de justiça americano, Eric Holder, vive não é das melhores. Duramente criticado pela oposição e pela opinião publica, Eric Holder, foi entrevistado pelo jornalista André Petry, a revista VEJA. Na entrevista o secretário de justiça fala sobre o julgamento de Khalid Sheikh Mohammed, a prisão de Guantánamo e sobre a dificuldade que é ser secretario de justiça nos EUA. A entrevista intitulada “É o nosso Nuremberg” traz como ponto principal o julgamento civil de Khalid Sheikh Mohammed. Segundo o titulo e o próprio secretário, trata-se de um julgamento que pode ser comparado com o julgamento de Nuremberg.

Na Alemanha, em 1945, o julgamento de Nuremberg significou para os americanos um fato justo e necessário. Nele foram julgados 24 nazistas, assassinos de guerra. O secretário de justiça, Eric Holder afirma que “os julgamentos de Nuremberg é visto até hoje como um procedimento justo.” E afirma que o julgamento de Khalid Sheikh Mohammed pode ser visto da mesma forma “daqui a cinquenta anos, quando olharmos para o que estamos fazendo hoje, espero que possamos dizer o mesmo. Espero que a leitura seja de que agimos com justiça, de acordo com o que há de melhor no sistema jurídico americano e com os nossos valores.”

Khalid Sheikh Mohammed foi responsável direto pelos ataques terrorista de 11 de setembro de 2001 realizado contra os EUA. Muitos criticam o julgamento civil, que Eric Holder propôs, não admitem que um terrorista deva ser julgado de forma civil e sim militar. Alvo de várias criticas pela opinião publica, o secretário de justiça, disse que a falta de informação faz com que muitos prefiram o julgamento militar, “então, atribuo parte da oposição captada pela pesquisas ao desconhecimento do desempenho das cortes civis”. Afirmou, também, que Khalid Sheikh Mohammed segue encaminhado para o julgamento civil, porem admitiu que ainda nada está certo quanto ao julgamento. “É obvio, porem, que as condições podem mudar.” Disse que poderá haver flexibilidade quanto a sua decisão e “alem disso, há uma proposta no Congresso para bloquear o financiamento para um julgamento civil” afirmou.


Outro ponto que a entrevista levantou foi à polêmica prisão de Guantánamo. Uma das promessas que o presidente Barack Obama, fez foi em fechar a prisão de Guantánamo no prazo de um ano. Esse prazo se inspirou e a prisão continua em ativa. Porem o secretario de justiça, Eric Holder, disse que “a prisão de Guantánamo será fechada. Estamos trabalhando com o Congresso para fechar as instalações e arranjar um lugar para abrigar os que seguiram preso”. Eric Holder também falou que a prisão “hoje, não é mais o que foi nos seus dias iniciais”, apesar de admitir que ela “virou um símbolo que ajuda no recrutamento ao terror.” E também para não deixar nenhuma duvida o secretario de justiça norte-americano disse que não existe mais nenhum caso de tortura e que o governo não está mandando nenhum preso para países em que serão torturados. “Não devolvemos um preso nem ao seu próprio país quando há risco de que seja torturado” afirmou.

A dificuldade em seu cargo também foi outro ponto interessante na entrevista. “Ser o secretário de justiça nunca foi fácil, mas talvez agora seja um pouco mais difícil porque há desafios simultâneos.” Disse que a guerra e a crise econômica dificultam muito para a justiça em um país “Estamos envolvidos em esforços de guerra em dois países e lidando com uma economia em recuperação depois da maior crise desde os anos 30.”

Na mesma entrevista, Eric Holder, responde a seus críticos e fala como foi trabalhar na Integridade Publica - unidade do Departamento de justiça criado em 1976 para investigar corrupções oficiais. A entrevista, bem conduzida, nos revela alguns pontos que muitos cidadãos a favor aos direitos humano e norte americano gostariam de saber. Costumeiramente criticado Eric Holder, responde de uma forma que legitima suas opiniões. Dizer que ele é a favor ao terrorismo como muitas camisetas anti- Eric Holder, circula pela internet, seria se expressar de maneira errada, visto que a muitos fatores que torna Eric Holder capacitado.


Por Victor Barbosa