domingo, 3 de janeiro de 2010

ERA UMA VEZ A PLANTA E O PÃO...


Uma antiga lenda diz que o panetone foi criado no século XVII por um padeiro da região da Lombardia chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas. Com o tempo esse pão recebeu o nome de "pani di toni" ou seja o pão do toni que atualmente é chamado de panetone. (Wikipedia)

Porem o que está ocorrendo é que um certo político de uma certa capital federal, fez o favor de pregar um ideal errado a cerca do delicioso alimento italiano.
O Pão que já foi motivo de alegria e felicidade, hoje alvo de piadas. Pessoas se sentem no direito de brincar com tal alimento, só porque um certo Governador inventou uma desculpinha assim sem querer ... envolvendo o nosso querido alimento natalino.

Para ficar claro o nome de tal governador não foi citado, pois era por de mais complicado tentar juntar em um texto o delicioso e tradicional Panetone com uma planta da família das Rutaceas.

Mais em fim pra quem ainda assim deseja saber o nome, ai vai o nome cientifico: Ruta graveolens L, Ruta montana, Ruta sativa, Ruta hortensis, Ruta latifolia, tambem conhecida como Arruda.

AH! Propósito não pense que estou recriminando as pessoas que fazem piadas com tal alimento, apenas quero deixar claro que o Panetone não é apenas um alvo de brincadeira (rs), mais também um delicioso pão e que não combina nem um pouco com Pizza, apesar de insistirem a juntar os dois em um só...

E como curiosidade vale lembrar a incrível coincidência. Pizza e Panetone dois alimentos italianos, mais famosos na política brasileira.