quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A música de Villa-Lobos vai muito além da descrição


O Brasil nasceu misterioso. trauma de nossa formação colonial. Sempre perguntamos: “quem somos nós?”. Desde antigos poemas e hinos ate tratados modernos e, no entanto, é uma ilusão querer esgotar o Brasil, explicá-lo totalmente.


Villa-Lobos até quis sintetizar o país em sons, mas isso seria impossível, pois a música está entre a natureza e a cultura, e não as descreve oscila entre elas.


Villa era tão genial que foi muito além dos sonhos getulistas e nacionalistas. Sua música não remete ao passarinho, nem quer chegar as cachoeiras, nem ao fogo das florestas, nem ao uivos das onças. Sua música vai muito além da descrição.


Em seus ritmos e acordes está nossa fome de amor, a tristeza de nosso atraso e nossa eterna esperança de alegria, ali está a compaixão pelos sertões abandonados, a angústia diante de um imenso país que ainda se ignora, ali está nosso desejo de entender, mas não o entendimento.


Talvez sua grande lição seja ecológica, no sentido mais profundo do termo. A lição de que nosso destino está colado à natureza. Sua música é uma trajetória, e não uma chegada. É uma meta. Ela evoca um mistério que não desvendaremos nunca, mas que devemos continuar cultivando.





Arnaldo Jabor

Um comentário:

  1. Villa é um compositor singular,nunca ouviu-se falar em uma maestro que compunha especialmente para o violão,este considerado por muitos compositores contemporâneos um instrumento vulgar.talvez isso possa demonstrar um dos fatores que moldaram a sensibilidade do compositor em expressar as identidades do nosso Brasil.

    ResponderExcluir