terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vereador dos sonhos e das angústias

Hoje conforme quis a vida nasceu mais uma figura emblemática, que todos nós agradecemos por conhecê-lo. Entre inúmeras práticas, existe nele o ser político, que simplesmente sonha. Mais não é simplesmente uma imaginação inalcançável, mas um sonho que muitas vezes vem cercado de uma sofisticação e uma humildade que só ele consegue tornar prático.
Eis seu perfil de vereador. Parabéns meu caro Kiko Di Faria.

Impossível não se encantar com as palavras de Joaquim Teles. Mais conhecido como Kiko di Faria, ser vereador é apenas uma dentre as múltiplas atividades a que se dedica. Este grande brasileiro é também escultor, poeta, universitário e até compositor. Kiko, segundo a visão dos muitos amigos que tem, é um cidadão simples, calmo e, ao mesmo tempo, angustiado. Esta última característica, em particular, pode ser notada em algumas de suas ideias e textos, como bem ilustram as próprias palavras do poeta:

O sol impiedoso, cauterizando o mundo, não tira de mim a apocalíptica sensação de desgraça. Um cheiro pestilento de medo, impregna o ar e o universo estático, sem canção... É um lamento só. Uma eternidade de angústia!

Mas não estamos aqui agora para explorar esse lado angustiado, criativo e filosófico, o que também valeria muito a pena. Deixemos isto para um outro capítulo. Interessa-nos, no momento, o cidadão político e sua trajetória. Kiko di Faria, nascido em 1976 no seio de uma família humilde e sem nenhuma tradição política, disputou sua primeira eleição em 2007, onde se tornou vereador. Defensor dos moradores da cidade de São João D’ Aliança, em Goiás, sempre teve muita admiração pelo seu povo. Tanto que sua única obra, Vozes do Cerrado, foi inspirada por histórias e memórias de gente que fez daquela terra o seu lugar. Uma obra atraente que permeia poesia com histórias de fontes orais. Segundo o vereador, esta obra pode ter sido o primeiro passo de sua vida política.

- Escrevi um livro, Vozes do Cerrado, e acabei roubando a cena por alguns minutos. Quer ingrediente mais atrativo para chamar a atenção dos políticos locais? Começaram a me assediar para me filiar a um partido político

Foi justamente por desejar sempre o melhor para o seu povo que o vereador resolveu percorrer as trilhas incertas e desafiadoras e da política e aceitar os assédios recebidos. Uma trajetória não muito fácil. No início de sua primeira campanha, não era visto como um candidato forte por partidos adversários. Mas, uma vez comprometido com sua escolha, Kiko jamais desistiria. Conquistou morador por morador - “Visitei 98 por cento das casas da cidade, pedindo votos e fazendo a campanha” -, e acabou surpreendendo a todos, inclusive a ele mesmo. Como o próprio Kiko costuma dizer, ao lembrar-se dessa época: “O engraçado é que não vislumbrei a possibilidade de me eleger. Vislumbrei o desafio de fazer a campanha, de contestar e ecoar o meu discurso atrevido e ávido de mudança, independente do resultado.” Hoje, no decorrer de sua gestão, Kiko figura entre os mais admirados políticos da região; pelo menos é o que parece. E há quem diga que tenha boas chances de se eleger prefeito, apesar de ser ele o primeiro a se esquivar desta hipótese.

Quem pensa que sua vida como vereador é feita apenas de flores engana-se redondamente. Pelo contrário. Um fato muito lembrado por Kiko, por ocasião de sua campanha, foi o aperto que um cidadão simples como ele teve que passar para tentar obter votos. “Foram momentos difíceis; todos os dias andando a pé, de casa em casa. Falta de tempo até pra comer, pois o dinheiro faz muita diferença na campanha. Você conta com assessoria, contrata cabos eleitorais e faz a coisa acontecer. Mas, quando se é assalariado e ganha-se 510 reais bruto pra sobreviver com uma família de 4 filhas, a situação se complica.” Kiko di Faria compreendia aí que a política não seria algo tão simples.

Mas desistir jamais! Kiko insistiu e, com a mesma raça, que ele faz questão de exaltar, se tornou vereador. Seu slogan mobilizou a atenção de todos, tanto de eleitores quanto de adversários. A frase “porque o sonho ainda é possível” não passaria despercebida. Perguntado sobre o slogan, Kiko foi categórico:

- Kiko, você usou em seu slogan que “o sonho ainda é possível”. Qual era sua intenção com essa frase?

- Vislumbrei que ser vereador é a possibilidade de realização de muitos sonhos, e a mortes de muitos outros também. É, na verdade, a prenhez de inúmeros outros sonhos, que vão sendo gerados ao longo do trajeto. Tudo isso para contextualizar com sua descrição, amparada pelo calor intenso da angústia, da inquietação que impulsiona o sonhador a avançar. Como diria o velho e bom Machado de Assis: “Nem mesmo a ferida começa a cicatrizar, o diabo da esperança já volta a nos aferroar, e lá estamos nós a sonhar novamente.” Por isso, ser vereador; e também por isso, ser sonhador.

Geralmente, quem conversa com Kiko di Faria, ou o entrevista, percebe uma mistura de sofisticação e simplicidade em seu jeito de ser. Impressiona como ele consegue harmonizar tão bem essas duas características. Estamos falando de um sujeito simples por natureza, que consegue fazer dessa simplicidade algo extremamente atraente e refinado em sua expressão. Parece um truque de mágica. Tudo o que ele precisa é de uma opinião formada sobre algo ou alguém. A partir daí, a simplicidade vai dando lugar a um mosaico de ideias requintadas, com vasto conteúdo filosófico, literário ou poético, que, inevitavelmente, apesar de um ou outro viés pessimista, atrairá a atenção de quem o ouve ou de quem o lê.


Uma pequena homenagem, a quem merece muito

6 comentários:

  1. Se eu sou estrela... Você é a lua!

    Você já viu noite sem luar, sem estrela até que pode?? Mas a lua sempre estará lá, escondida ou não, exuberante, relutante... encantante (que tanto de anteeee.....kkk)

    “porque o sonho ainda é possível”

    KIko... falar de você e simples por você ser uma pessoa simples e verdadeira, mas requer responsabilidade. Então em resumo, eu enrolei e “disse que nada disse”, mas na verdade é complicado por demais falar de quem a gente tanto gosta.
    Uma pessoa humilde, guerreira, amiga, empenhado no que faz. A convivência durante estes quase dois ano me fez conhecer um pouco da figurinha mais que especial que você é. Um ser mítico (huahuaa... cuidado para não cair na toca do Minotauro e ficar lá com o Vanderlan), filho de corpo e alma de São João e desse cerrado matuto e bravo.

    Poeta mais que provado, trás em suas rimas ondas de esperança, desejo, felicidade. A poesia se torna um instrumento tão mais fácil quando ecoa de vossa boca e pula de vossos dedos, isso é um dom para poucos, para os que merecem, os escolhidos (você não é Machado de Assis, mas é Kiko di Faria... dá licença/ kkkk). As palavras se tornam plumas pelo ar, bailando que nem menina louca em companhia do vento. A rima bem feitinha... a idéia fluindo e a emoção... essa virá na conclusão da obra, no contentar de cada amigo, amiga que se desfrutará de tal obra.

    E o Kiko artesão? Esse é arretado por demais soooo... A madeira se torna bobaaaa, lezadinha quando esse danado tende a trabalhá-la. E o resultado não poderia ser outro: uma obra prima POR EXCELÊNCIA.

    O ser político... esse eu tenho certeza que está fazendo toda a diferença. E você já viu um “maluco beleza”, um meio hippie, artesão, poeta, cantor, universitário... em meio a política assim?! Abusado... kkk
    Faça toda a diferença meu querido, é isso que precisamos no poder, ATITUDE!
    Adoroooo...

    E o pai e marido? Não são apenas filhas: são as mais belas florzinhas do cerrado. Como você diz “são quatro mimosas e frenéticas flores”, acompanhada pela flor mãe, que junto as pequenas enfeitam e alegram o dia-a-dia desse Kiko di Faria (uiii... rimou).

    É impossível falar de todos os Kikos que compõem esse Kiko. Por certo todos estes construíram esse ser encantante que alegra a noite de todos os malucos de historia.

    Ter um amigo como você me faz ter a certeza, como diria Vitão, de que estou fazendo tudo certo. Me faz mais que feliz saber que eu tenho uma amigo como você... hum!!!

    Parabéns pelo seu dia, e muito mais que felicidades... você merece todas as boas vibrações que existem nesse mundoOo...

    AdoroOo ti!
    ~♥

    ResponderExcluir
  2. "PORQUE O SONHO AINDA É POSSÍVEL"
    UMA BELA FRASE QUE NÃO PODERIA VIR DE OUTRA PESSOA A NÃO SER VOCÊ KIKO, QUE SABE O VALOR DOS SONHOS E TEM A FORÇA E SABEDORIA PARA FAZER DESSE SONHO UMA REALIDADE.

    O QUE EU TENHO A DIZER É QUE SOMOS TODOS FELIZES POR TER UM AMIGO ASSIM COMO VOCÊ QUE CARREGA MULTIPLISCIDADES EM "SI" (COMO DIZ PROF CAROL E A TAL DA COISA EM SÍ)SENDO SEMPRE TALENTOSO EM TUDO QUE SE PROPÕE A FAZER.

    APRENDI MUITAS COISAS COM ESTE GRANDE AMIGO, QUE EM NOSSOS DIÁLOGOS SEMPRE DÁ FORÇA E ACREDITA NAS PESSOAS,FAZENDO COM QUE LUTEMOS POR NOSSOS SONHOS SEM ABANDONAR NOSSOS IDEAIS.

    UM VERDADEIRO HOMEM HONESTO EM TUDO QUE FAZ, PAI DE FAMÍLIA BATALHADOR, PODEMOS ATÉ CONSIDERA-LO UM MISTER "M" POIS COMO CONTA SUA HISTÓRIA, CONSEGUIU DRIBLAR VÁRIOS OBSTÁCULOS E SUSTENTAR SUA FAMÍLIA DIGNAMENTE COM ESTE SALÁRIO INFIMO,SEM UTILIZAR MEIOS DESONESTOS (SÃO MEIOS NÃO MEMBROS).

    UM GRANDE AMIGO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, INTELIGENTE E PRICIPALMENTE "AMIGO DOS AMIGOS" ALGUÉM QUE DISPENSA ELOGIOS POR SER O ÂMAGO DA SIMPLICIDADE, UMA FIGURA ENIGMÁTICA E VOZ DO SEU POVO, DONO DAS CAÇADAS DAS RAINHAS MAS NÃO É REI POIS NÃO É SOBERANO NEM DESPOTA E SIM UM DEFENSOR DA DEMOCRÁCIA E ACREDITA NA HONESTIDADE.

    CONTINUE SENDO ESTE HOMEM QUE ÉS POIS VOCÊ É UM GRANDE EXEMPLO PARA MIM E PARA OS QUE SABEM OBSERVAR AS QUALIDADES DE UM GRANDE AMIGO.

    CONTINUE DANDO SUA FORÇA PARA NOSSO BLOG E SEJA SEMPRE HONESTO EM SUA VIDA, POIS DEUS SABERÁ RECOMPENSÁLO COM SAÚDE´PAZ E PROSPERIDADE.

    É UM PRAZER TER VOCÊ COMO AMIGO.
    ESQUEÇA UM POUCO O SANGUE QUE VOCÊ TROUXE DA RESISTÊNCIA INDÍGENA, E DANCE UM POUCO COM OS LOBOS, FAÇA UMA BOA COLHEITA DE TUNAS SEM PISAR NA CABEZA DE VACA,E NÃO SE ESQUEÇA DE ENTERRAR O CORAÇÃO NA CURVA DO RIO, PARA QUE NO FIM VOCÊ DESCANCE NA CAÇADA DA RAINHA NO ACONCHEGO DO LAR.

    ResponderExcluir
  3. Grato, grato e grato!!!
    O maior presente que alguém pode ganhar ao longo da vida é um amigo!
    Eu tenho a grata alegria de ter vocês amigos do Bomba H, a acompanhar-me em minha trajetória pelos caminhos da vida. E quão prazeroso é, saber que vocês existem, e existem para mim, em meu caminhar, em minha vida...
    Com essa certeza caminho mais seguro, mais confiante e mais feliz...
    A todos vocês um abraço reverente e agradecido pelo carinho e pela partilha que fazem comigo de suas vidas, anseios, sonhos, desejos e medos... Tudo isso ajudam-me a caminhar certo de que não sou um ET ( BILÚ)e que tenho companhia de amigos no longo, incerto e prazeroso caminho da vida! OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  4. Aos jornalistas que visualizam uma carreira politica rumo ao exectivo, respondo a lá Marcozumas, com uma canção raulseixana..." mamãe eu não quero ser prefeito pode ser que eu seja eleito e alguém pode querer me assassinar... não quero ir de encontro ao azaaaaaaaaaaaaaarr!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fim de papo!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito tempo depois comento na entrevista do colega Kiko, só pra constar, dos anos que passamos juntos em sala de aula, aprendi a conhecer a pessoa e o politico, creio que vc fez um trabalho exemplar, azar de quem não deu o valor devido e merecido pra você grande Kiko, perderam um batalhador pelo bem estar da comunidade sãojoanense!!
    Denise

    ResponderExcluir