segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dúvida Cruel

Após muitas dificuldades cheguei ao terceiro ano do curso de Historia, pela Universidade Estadual de Goiás - Formosa. Resolvi então fazer a prova do ENEM, sem muitas perspectivas, pois queria somente testar meus conhecimentos, e como todos sabem, a nota do ENEM é usada no PROUNI para que se obtenha bolsa de estudos em instituições particulares de ensino superior. O meu dilema começa por ai, pois foi isso que aconteceu, tirei uma boa nota no ENEM e isso me garantiu uma bolsa, de 100%, na Faculdade Iesgo no curso de Tecnologia da Informação, área pela qual me identifico bastante. Quanto ao curso de História posso dizer que já no primeiro ano verifiquei que o curso não era bem o que eu esperava, mas sou não sou muito de desistir aprendi a gostar do curso.


Diante disso teria até o dia 04 de fevereiro para concretizar minha matricula na Iesgo e não posso ter vinculo com outra instituição de ensino superior, no caso a UEG. Acredito que em dois anos estarei formado no curso de História e poderei fazer o Enem novamente e conseguir outra bolsa através do PROUNI. O curso de Historia serviu para me engrandecer intelectualmente, o seria muito bom, já que o mercado de trabalho para historiadores é muito indesejável, deixando disponível a profissão de professor que seria muito interessante, mas todos nós sabemos que é pouco remunerada.


O curso de TI (Tecnologia da Informação) e uma área que tenho muita afinidade, claro que pode ser diferente do que eu espero, mas este curso é na área de exatas que ficaria mais próxima da minha atual formação profissional. Próximo d’área de engenharia elétrica, já que trabalho na CELG-D (Concessionária de distribuição de energia elétrica do estado de Goiás) como técnico industrial em eletrotécnica, além de ser uma área mais ampla e em atual crescimento no mercado de trabalho onde terei mais facilidade de crescimento profissional.

Em fim esse é o meu dilema tanto o curso de Historia na UEG quanto o curso de TI na IESGO tem seus lados bons e seus lados ruins. Gostaria das opiniões de todos com a seguinte pergunta: se fosse com você (o que decidiria?) qual instituição de ensino superior seria de sua escolha: UEG onde estou cursando o 3ª ano, ou curso, que tenho mais afinidade, de Tecnologia da Informação?

Tiago Estole

12 comentários:

  1. Bom meu caro indeciso,é o fardo das escolhas! Você já é profissional em uma área e se mantém trabalhando nela, e embora o curso de história tenha alcançado algum lugar de rspeito em suas convicções e preferencias, o fato é que sua prórpia fala denota que não é mesmo a sua praia. E se você conseguiu um meio de cursar algo que você goste de verdade, por que exitar? FAzemos melhor quando fazemos o que gostamos, e deixar o curso de história não é perder o aprednizado é deixar de se formar como historiador, embora já tenha 50% do que o curso oferece ao graduando. Em resumo, dizem os provérbios po´pulares que se conselho fosse bom vendia - se, ( como se tudo que se vende fosse de fato bom), mas se queres uma opinião, e falo a partir de minhas convicções simplórias, não vale a pena fazer algo, sem que seja obrigado, se você não tem afinidades com aquilo, esse curso não vai interferir em sua vida profissional, não a curto prazo, talvez num futuro incerto quem sabe? Já o curso de TI conforme você mesmo explicíta em suas palavras está diretamente relacionado com sua profissão, podendo ser útil à sua atividade profissional e podendo ainda, abrir novas possibilidades, além de ser um curso com o qual você se identifica de verdade!!! Se depende só de impulso vá cursar o que você gosta cara, a vida é muito curata pra arrependimentos pequenos!!!
    Vá, mas venha visitar os historiadores da UEG, boa sorte, seja qual for a sua decisão!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Eu estava pensando nessa fala... "se conselho fossse bom... Não se dava, se vendia", Mas o Joaquim se adiantou... Rsrsrsrs. Mas uma vz q vc pede o conselho, la vai... Será muito triste a saída de mais um colega, mas como essa é a sua praia, se joga, garoto! Todo mundo merece o melhor, ou seja, o q Seu coração pede, e claro, aquilo q o realizará profissional e pessoalmente. O importante é que sua escolha seja aquela q te trará melhores frutos. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Eu continuaria no curso da UEG até me formar, por ser uma instituição publica é bem conceituada. È uma decisão dificil ainda mais quando já está no terceiro ano. tenho uma paixão por LIBRAS e estudei isso minha vida toda, é um campo promissor mas com muitos desafios, por isso optei pra estudar pedagogia. Por muito tempo só via a possibilidade de me dar bem profissionalmente se estivesse trabalhando com surdos, mas acredite foi a fase mais estressante quando trabalhei como intérprete e professora de surdos, hoje trabalho como pedagoga e sou muito mais feliz. Libras pra mim é mais um hobby do que profissão. Analise pra que servirá ambas as possibilidades na sua vida. Mas acredito q não vale a pena deixar um curso em andamento pra recomeçar do zero. As vezes a razão tem q falar mais alto q a emoção. È o que penso.

    ResponderExcluir
  4. Tiago.. veja oq te agrada mais, oq realmente vc gosta, e q te satisfaça profissionalmente tb, pense nas tuas expectativas em relação a sua profissão e satisfação pessoal tb, vamos lamentar perder vc como colega, nessa etapa dos nossos estudos,mas tem horas que precisamos ver além de hj, veja mais adiante.. e vá a luta sem esquecer da gente do curso de história..

    ResponderExcluir
  5. Leonardo Valadares1 de fev. de 2011, 03:38:00

    Sou suspeito para expressar qualquer opiniao, pois antes de colega, construi uma forte amizade com voçe tiago nesses dois anos de curso, e como amigo, sua ausencia seria consideravelmente sentida por mim. Mas como amigo tambem prezo pelo seu bom futuro profissional, e mais do que ninguem, sei que voce cursa o curso de historia mais por paixao do que meramente por procurar alcançar um futuro na profissao de historiador, vide que voce ja e uma pessoa estabilizada e concursada no ambito de sua vida pessoal. Bem, pra nao ficar encimado muro, te afirmo que sou adepto da concepçao de que sempre se acaba oque se começa, e no seu lugar eu ficaria e terminaria o curso, que ate aqui, sabemos nos dois que nao foi facil, mas valeu muito a pena. Mas no fim, a decisao final sera exclusivamente sua e oque voce decidir sera oque ja estava premeditado para acontecer, sendo que em uma coisa ou na outra, eu sei que voce sempre tera sucessso e prosperidade, pois seu potencial e enorme parceiro. No mais, me reporto a um velho ditado em latim para terminar...Alea Jacta Est,ou seja, A sorte esta lançada! Forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Thiago, analise bem, aparentemente você tem uma certa estabilidade profissional, então eu penso que o curso de TI não vai influênciar diretamente na sua carreira. Olha só por que eu acho isso;as duas graduações irão ter o mesmo peso na hora de acrescentar proventos ao seu salário, visto que servidores públicos,tem um reajuste decorrentes de cursos, graduações, mestrado..etc, independentemente da área.Veja bem, o peso de uma instiuição universitária pública, é maior do que a de um centro universitario ou uma faculdade.Se você gosta mesmo dessa área, tem que ir mesmo atraz, só que você deve estar bem ciente dos desafios que vai ter.Eu não me arriscaria assim,você vai ter que começar do zero,vai ter que se dedicar bastante por que caso reprove em uma matéria, irá perder a bolsa.Durante a vida corremos vários riscos, uns podemos escolher, outros não, você pode escolher faça uma boa escolha aliada a suas condições $$$ seu tempo e interesse. Sem mais é isso.Um abraço e sucesso profissional para você.

    ResponderExcluir
  7. O ano de 2010 foi interessante em diversos sentidos... Um deles foi a oportunidade de montarmos grupos para apresentar trabalhos. Uma das pessoas que sempre esteve nesses grupos foi o Tiago. Que não vou negar que a primeira vista poderia ser ariscado, mas depois logo percebemos que ele Tiago tem a mesma capacidade de apresentar ou de passar de ano como qualquer um do terceiro ano. Isso pareceu obvio cada vez mais tanto que mesmo ele não sabendo sempre quando formulamos um grupo fazemos questão de citá-lo como uma das quatro pessoas que são certas... POR ISSO SE TEM ALGUÉM QUE MEREÇA RESPEITO E CONFIANÇA ESSA PESSOA SERIA O TIAGO. Referente a sua dúvida ou ao seu dilema, ficaria bastante feliz se continuasse com a gente fazer o curso de História, até porque até nossa formação ainda são muitos os trabalhos a serem feitos... Mas também tenho que dizer que o fato de você gostar de um outro curso de torna bastante empolgante e tenho certeza que o Tiago tem muita vontade de fazer essa curso que envolve computação entre outras...
    Mas conforme o Tiago perguntou no texto se fosse isso comigo ficaria na UEG, por diversos os motivos o fator de já ter chegado na metade do curso, ter amigos conhecer o ambiente torna-se as coisas mais fáceis... de qualquer forma assinaria em baixo o seus argumentos para escolher começar um novo curso...

    TE DESEJO SEMPRE MUITO SUCESSO

    ResponderExcluir
  8. É AQUI VAMOS NÓS...
    DEPOIS DE TANTOS COMENTÁRIOS BACANAS E IMPORTANTES QUE CREIO QUE FORAM DE ULTILIDADES MIL À NOSSO AMIGO.
    QUERO DIZER QUE FICAMOS FELIZ POR TER A PARTICIPAÇÃO DE TIAGO EM NOSSO BLOG QUE DE GANCHO TROUXE ATÉ COMENTÁRIO DE PESSOAS INESPERADAS E INÉDITAS, SEMPRE LEMBRANDO QUE TODO TEXTO AQUI É BEM VINDO. BOM MEU AMIGO TIAGO DO PEABIRÚ, EU NÃO SOU SÁBIO NEM PROFETA E AINDA MENOS GURU MAS CONSTUMO SEGUIR SEMPRE A VOZ DO CORAÇÃO E DIGO QUE VOCÊ FAÇA O MESMO, PARA QUE SEJA FELIZ NO QUE FAZ. SE A INFORMÁTICA TE FAZ FELIZ NAS SUAS ONDAS CIBERNÉTICAS ENTÃO EMBARQUE NESTA VIAGEM. E NÃO TENHA MEDO DE COMEÇAR DE NOVO, POIS SEMPRE ESTAMOS RECOMEÇANDO E "NUNCA É TARDE PRA COMEÇAR TUDO DE NOVO", DESDE DE QUE SEJA PARA SUA FELICIDADE. MAS VOCÊ FAZIA PARTE SEMPRE DO NOSSO GRUPO DE APRESENTAÇÕES E LEVOU MUITO BEM O CURSO ATÉ MELHOR QUE MUITOS QUE AS VEZES SE DEDICAM COM MAIS AFINCO, FIQUEI MUITO ORGULHOSO DO SEU PROJETO SOBRE O HAP VC REALMENTE MANDOU BEM E SILÊNCIOU MUITOS QUE AS VEZES NAO LEVAVAM A SÉRIO SEU TEMA E ATÉ EU ME SURPREENDI, POIS COMO TE FALEI QUE ESTES TIPOS DE TRABALHOS FICAM MELHOR FALADO E EXPLICADOS (NA ORALIDADE) DO QUE ESCRITOS E CORRIGIDOS, SOB PONTOS DE VISTAS DIVERGENTES E SEM NOSSA DEFESA IMEDIATA, RESTANDO APENAS NOTAS QUE AS VEZES SABEMOS QUE NÃO MERECEMOS. BOM MAS DEIXANDO ESSES PERRENGUES DE LADO VAMOS POR UM POUCO DE HUMOR NESSE COMENTÁRIO,,
    NUNCA SE ESQUEÇA QUE VC CONHECEU O PEBIRÚ NOS NAUFRÁGIOS E COMANTÁRIOS DA VIDA E NÃO SENTE NAS "TUNAS" SENÃO VC ARRUMA PRA CABEZA(DE VACA), SEMPRE LEMBRE DE SEUS AMIGOS DA UEG QUE SEMPRE ESTRÃO PRONTOS, PRA TE AJUDAR MESMO QUE VC GOSTE DE UM MACHU PICCHU DO PERU(CIDADE) POIS VC VAI ESCREVER SUA HISTÓRIA NO CHILAN BALAM DA VIDA SENDO FELIZ EM CUZCO OU NOS ANDES (OU NO PERU) E ATE FORMOSA FAZENDO O QUE SEU CORAÇÃO MANDA, COMO UM GRANDE GUERREIRO INCA PATA DE JAGUAR DA MUNTANHA DO VALE DA LUA. OUÇA A VOZ DO MONTECZUMAS DENTRO DE VC E CORRA ATRÁS DOS SEUS OBJETIVOS SEM SE IMPORTAR COM O "OLHAR DO OUTRO"(RESSENTIMENTO EUROPEU) POIS SEI QUE VC APRENDEU MUITO COM RUSSEN E VAI SE LIVRA DESSE "FANTASMA DA COISA EM SÍ" QUE TE LEVOU A RELER ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.

    DESCULPE AS BRINCADEIRAS MEU IRMÃO MAS ´VC É UM CARA GENTE FINA E UM GRANDE AMIGO
    REALMENTE DIGO "FAÇA O QUE TUQUERES A DE SER TUDO DA LEI"

    "PRA SER FELIZ É OLHAR AS COISAS COMO ELAS SÃO, SEM PREMITIR DA GENTE UMA FALSA CONCLUSÃO, SEGUIR SOMENTE A VOZ DO SEU CORAÇÃO"

    UM GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente gostaria de agradecer a todos, eu acredito que conselhos são sempre bem vindos, por este motivo que adocei a idéia do nosso amigo Marcos Mandruvá, em posta essa questão no Blog recorrendo à ajuda dos universitários, Agradeço ao Leonardo, ao Joaquim, ao Marcelo, a Aline, a Denise, ao Victor e a todos que postaram suas opiniões, em especial vou agradecer ao Marcos que foi o mento desta idéia.
    Agradeço aos amigos que tive no curso de Historia, sei que nunca fui um aluno exemplar, até mesmo por não ter muito tempo para as leituras necessárias no decorrer do curso, mas teve quem acreditasse no meu potencial na formação dos grupos, e foi um grande incentivo para mim, que muito me ajudou nas horas que pensava em desistir. Agradeço ao meu amigo Leonardo, que assim como eu, passou muitas horas no boteco da Tonha, onde muitos não acreditam, mas é um lugar onde acontecem muitas discussões que são bastante proveitosas e quando não se aprende a jogar sinuca ou se faz muitas amizades.
    Como disse eu aprendi a gostar do curso, comecei a ver a Historia com outros olhos, e esse conhecimento adquirido nunca vou perder, mesmo nas aulas do meu novo curso terei aquele olhar critico adquirido no curso de História. Acredito que minha opção será mesmo pelo curso de sistema de informação, mas tenho certeza que sentirei saudade das leituras que fazia com muita dificuldade, mas que sempre me engrandecia intelectualmente, das aulas que desconstruía toda a idéia que eu tinha sobre formação do povo Brasileiro, das que me mostrava que tudo que eu tinha aprendido do segundo grau (hoje ensino médio) não era bem daquele jeito, e com certeza sentirei muita falta dos amigos que fiz na UEG.
    Mas a minha decisão ainda não estar completamente tomada, irei me matricular na IESGO, mas continuarei, pelo menos nos primeiros dias de aula, freqüentando o curso de Historia na UEG até ter certeza da minha decisão.

    ResponderExcluir
  10. Oi Tiago, só agora pude ver seu dilema, mesmo que de nada sirva meu comentário seguida de minha opinião eu escolheria essa nova oportunidade, já perdi uma oportunidade dessa e me arrependi muito, se vc escolher por ir pra Iesgo e por ventura não gostar tens a oportunidade de voltar pra UEG, detalhe de cabeça erguida pois teve a coragem de tentar, experimentar o novo, Tiagão, vai em frente, agarre essa oportunidade ainda mais que é algo que vc goste. Parabéns pela sua conquista, carinhosamente Glória.

    ResponderExcluir
  11. Oi Thiago,antes tarde do nunca, ae vai,cara, é bem simples... é melhor vc terminar o curso de História!

    1. se vc conseguiu a bolsa agora pode conseguir depois
    2 Falta muito pouco para acabar o curso, e como vc mesmo disse vc não é de deixar as coisas "enroladas" digamos assim...Eu tbm sou assim heuheuhe
    3.Quanto a questão financeira, parece que vc se encontra razoavelmente bem, da pra ir levando.

    4. E o mais importante... tenho direito a uma revanche na sinuca! se vc for eu fico como?!kkk

    ResponderExcluir
  12. Leonardo Valadares3 de fev. de 2011, 01:26:00

    Grandee Otavioo expôs tudo que eu ja havia dito, kkkk! Mas a tipo a diferença e que eu sempre dou revanche pro tiago e ele sempre apanha, eterno pato! kkk Abraçao a todos!

    ResponderExcluir