sábado, 11 de fevereiro de 2012

Educação o Desafio da Qualidade

O Bomba-H começa o ano letivo inovando com um especial sobre a educação brasileira. Trata-se de uma série de reportagem de Alan Severiano, produzida pelo Jornal Nacional que foi ao ar no mês de maio do ano de 2011. A série Educação o desafio da qualidade pode ser conferida pelos leitores neste blog, além das reportagens que poderão ser vistas, há também comentários logo abaixo dos vídeos que poderão ser lidos.

Para acessá-lo basta clicar sobre a imagem a baixo ou também clicar na mesma imagem que está no lado direito deste blog. Confira agora mesmo e não se esqueça de deixar o seu comentário.  


2 comentários:

  1. gostaria caros historiadores que olhasse a situação educacional da cidade onde residem pois deveríamos com historiadores buscar a pesquisa na raiz do problema que são estes:
    1. Por que tantos desistem da carreira de educador e pergunta a vocês, vcs como estudante de Historia irão encarar o desafio de dar aula, pois este é o problema falarmos dos problemas, mais não conhecemos as causas e não enfrentamos nossos problemas como citar o saudoso Geraldo Vandré " Vem vamos a luta que espera não é saber , que esperar faz hora não espera acontecer".
    2. Sera que estamos formando verdadeiros educadores ou simples professores despreparados e desmotivados para enfrentar os novos desafios educacionais.
    3.É preciso sermos agentes da História e buscar meios para que tais matérias de deficit educacionais sejam sombras do passado e lutar para acabar com a "Big Brother ideologia" do saber e deixamos de ser " Tigres Assustado" da História.
    Por tais motivos chamo os meus colegas historiadores, a qual também o sou para não ficarmos nos campos das idéias, mais criarmos em nossa cidade cursos de apoio educacional, palestras, algo que faça que deixarmos apenas de divagar no campo ideológico e partimos para a a luta pelo o saber, pois ainda acredito na educação como o melhor caminho para chegarmos ao desenvolvimento pleno.
    André Luis

    ResponderExcluir
  2. Amanda boas reflexões...Bem primeiramente eu acredito que o professor não "dá aula" ele constroi um conhecimento em conjunto com seus alunos, é importante se pensar assim pois os alunos não são como gavetas que colocamos informações, são antes de tudo sujeitos que vivem uma determinada realidade e como tal devem conhecer melhor o contexto em que vivem.O papel do professor vem nesse sentido de mostrar as vias de acesso ao conhecimento dessa realidade.São poucos os professores que em inicio de carreira querem permancer na area educacional. Em sua grande maioria, pelo menos na minha visão, os melhores professores são aqueles que já possuem um tempo na profissão,gostam de lecionar mesmo sendo uma profissão pouco remunerada.
    Quanto a sua idéia de cursos de apoio, acredito que são de extrema importancia.Pode contar comigo nessa causa.

    ResponderExcluir