terça-feira, 3 de abril de 2012

Guerra das Malvinas e o discurso de Kirchner


O conflito entre Argentina e Reino Unido, que completou 30 anos no dia 2 de abril de 2012, voltou a ganhar destaque nos discursos da presidenta Cristina Kirchner. Por vários momentos os argentinos criticaram a ocupação britânica nas Ilhas Malvinas. Segundo Kirchner essa presença dos ingleses não é um problema apenas do seu país, mas um problema mundial. “Isso deixou de ser uma causa dos argentinos, é uma causa global.”  

A presidenta Argentina continua mantendo suas acusações contra os ingleses, afirmando em outros momento se tratar de uma política neo-colonialista. Kirchner disse que enviará essas criticas ao Conselho de Segurança das Nações Unidas,

O conflito da Guerra das Malvinas

Em 2 de abril os argentinos chegaram na capital das Ilhas Malvinas e conquistaram o arquipélago. Na época a Argentina era governada por militares que aproveitaram o conflito para receber apoio popular em prol da guerra. No entanto, o entusiasmo argentino durou pouco tempo, pois logo os ingleses mandaram o seu poderio militar. No dia 14 de junho, após perder quase todas as batalhas, a Argentina admite a rendição.

O conflito da Guerra das Malvinas ocorreu em pouco mais de dois meses em que o entusiasmo argentino chegou ao ápice, mas no  decorrer do conflito essa expectativa se tornou decepção. Foram 655 mortos para os Argentino e 255 pelo lado britânico.

Mesmo tendo saído como derrotados na guerra, ainda hoje os argentinos protestam contra os britânicos. E embora, o nosso país-vizinho não tenha poder militar para uma nova tentativa de conflito,  a disputa ainda ocorre, mas agora fica apenas pelo lado dos discursos.


____________________________________________________________
Veja também:

0 comentários:

Postar um comentário