quinta-feira, 3 de junho de 2010

Raízes do nosso Brasil

Aproveitando o momento em que as nossas inquietações estão todas voltadas para as relações entre "senhorzinho e escravo" (se é que podemos chamar isso de relações), me atrevi em meio a tantos relatos, emoções e pensamentos de um poeta-historiador (e se não bastasse tudo isto o danado ainda é artesão de mão cheia) aqui mesmo do nosso Goiás, vulgo Kiko di Faria (poço garantir que ele não FARIA, e sim que ele FAZ), resolvi escolher uma de suas belas escritas que fala justamente sobre uma herança forte e bela que nos foi deixadas por estes homens negros e guerreiros...

A capoeira, movimentação de corpos, libertação cultural, valorização de suas raízes, expressão contra opressão!

CAPOEIRA NO SERTÃO

Berimbau gemeu no sertão Atabaque meu povo chamou
Nosso canto venceu as barreiras
Salve a Capoeira povo lutador...


Capoeira...
Capoeira...
Força que vence os feitores
Superando os horrores dos troncos e dos grilhões...

Capoeira...
Capoeira...
Suportando a tristeza e a solidão das senzalas... Feito perfume exala...
Conquistando corações...




Berimbau gemeu no sertão
Atabaque meu povo chamou
Nosso canto venceu as barreiras
Salve a Capoeira povo lutador...

(Kiko di Faria)




Não deixem de comentar galera. Lembrem-se: o sucesso de tudo isto se faz maior quando há a compreensão de todos. E pelo que vejo aqui há apenas poucas pessoas que contribuem para isso. Vamos fazer a diferença! Não sejamos apenas mais uma turma a ser licenciada em História. Abraços!!


~.^.Day.^. ~

3 comentários:

  1. MUITO BOM MEU CARO KIKO .... LINDOS VERSOS ... BEM NO ESTILO CAPOERISTA COM UMA MELODIA DIGAMOS QUE HISTÓRICA...
    BELA INTRODUÇÃO FOI FEITA...
    E PARA CONCLUSÃO NÃO PODERIA TER SIDO MELHOR...

    AGRADEÇO MUITO AOS POUCOS QUE MANTÉM VIVA A ESPERANÇA DE FAZER DIFERENTE...
    "Vamos fazer a diferença! Não sejamos apenas mais uma turma a ser licenciada em História. "

    MUITO BOM!!!

    ResponderExcluir
  2. Opa... Faço minha as vossas palavras Vitão!!
    Depois daquela nossa conversa na sala outro dia, me achei na obrigação de incentivar a galera a contribuir com o blog. Não só para formular debates saudáveis, como também para unir a turma, conhecer opiniões... PARTICIPAR E FAZER A DIFERENÇA.

    Não quero participar de uma turma onde apenas há alunos que se importam com o próprio umbigo! Quero algo marcante, instigante, que me faça gostar sempre mais e mais de ser membro desta turma (já gosto, imagine se a galera fosse participativa). Como eu mesmo disse: Vamos fazer a diferença! Não sejamos apenas mais uma turma a ser licenciada em História. E com atos simples (ou bobos, como muitos devem citam este blog) que poderemos chegar a fazer toda a diferença.

    E quanto ao poema do nosso caro Kiko... Eu nem tenho mais palavras para descrever. Esse poema ganhou meus sonhos por conter nele toda a verdade de parte de nossa identidade cultural. Kiko... Ótimo poeta e amigo.

    BjoO...

    ResponderExcluir
  3. Os versos simples que faço, são ecos de minha essência, a gritar suas matizes em poesias sem metrias, ora negro, indio, pardo, mameluco... Meimaluco, muito lôco...Mas sempre assim desprovido de qualquer tentativa de persuasão, apenas versos... Para alimentar as almas que deles fizer alimento!!! CAPOEIRA CAPOEIRA CaPOEIRAAAAAAAAAAAAAAA...

    ResponderExcluir