quinta-feira, 21 de abril de 2011

O Poder da Música


Sem a necessidade de uma orquestra, ou sem a necessidade de infinitas caixas de som, apenas a voz e simples instrumentos. A realidade desses músicos chama atenção para o que Mark Jonhnson, engenheiro de som e criador da idéia, chama de poder da música.

Embora de regiões e culturas diferentes, esses músicos que nunca se viram antes conseguem transmitir um sentimento de dialogo por meio da música. A união de um músico com outro se transforma em arte. As palavras: criatividade, união, músicos resulta nesse vídeo acima, o que legitimamente, o nosso professor Juliano Pirajá, chamaria de “sensacional.”

O nome dado ao projeto, criado por Jonhnson, em inglês se chama Playing of Change, aonde o objetivo não é apenas mostrar o talento musical dessas pessoas, mas principalmente buscar na diversidade a “Paz através da Música”.

Não irei muito além nessa postagem, apenas gostaria de apresentar aos leitores, um pouco sobre “o poder da música”, que embora eu não seja um especialista no assunto coloco a seguinte frase em debate:
"A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo"
Oscar Wilde


p.s: a música fala por si só. Caso queira vê outros vídeos do mesmo projeto, segue os links abaixo. Assista, não vai se arrepender...


Link 1
Link 2
Link 3

3 comentários:

  1. "É MUITO MAIS DO QUE ISSO"

    Não sei, se estou sendo justo perante a essa idéia. Talvez muito empolgado, todo dia venho que pra assistir o mesmo vídeo, mas em todas essas vezes ainda não descobri esse "ultimo segredo da música, que consiga unir todos de uma forma, sensacional e formar assim não uma simples música, mas algo que
    "É MUITO MAIS DO QUE ISSO,"

    Esses artistas nos chama para refletir sobre esse poder da música, como propõe o texto, mas também chama a nós a refletir sobre o mercado atual da música, em que não citarei, mas como eu disse certa vez pro Kiko e pro Marcelo... é irritante e depressivo ve um video desse e ligar a televisão em alum programa de auditório na tarde de domingo

    De qualquer forma, mesmo estando empolgado de mais ou não, fica o comentário em concordar que
    "A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo"

    ResponderExcluir
  2. A música em si,falando laicamente, é sublime! mas não é só a música o que vemos no video acima, é um sentido a mais, acoplado à musica, é uma musicalidade fluente, quase anárquica, fundada no improviso, no instintivo e sobremaneira na liberdade criativa de se estar desatrelado ao formato mercadológico, ainda que no video já seja uma mercadoria. é uma potencia sobre potencia, xiiiiii, tô parecendo matématico! kkkk, mas é uma linguagem plural que é a música enrriquecida pela pluralidade dos veiculos pelos quais a musica se manifesta, quanse numa incorporação deificada da música a possuir os artitas de rua e gerar essa peça tocante e sensacional, que não há comentário capaz de traduzir. Por que todas as artes nenhuma se sai bem fundada na arrogancia e prepotencia, pois a simplicidade, gera a plenitude... Será que a música tem um último segredo? Acho que ela seria um só segredo, oculto e revelado e, cada acorde, em cada nota, em cada tom, em cada som que se faz revelada em determinada circusntâcia e oculta em outra imediata, e somente apreensível pelas vias da sensibilidade despojada.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! não conhecia esse projeto.Muito criativo. O ultimo segredo, será?Cara não sou muito bom com a música apesar de que pra mim ela pode ser tida como uma terapia pra todos os males.acredito que há uma proposta na arte em geral, não só na musica, que fica assim digamos, subjetiva.Nunca conseguimos chegar na essência do que a arte quer passar, fica a critério da recepção de cada individuo, do seu estado de espirito.Minha experiencia como musico revela que mesmo tocando a mesma musica um milhão de vezes, em cada execução ou audição, ela passa um sentimento diferente, As vezes uma lembrança, outras um desejo,uma reflexão. A Arte em geral tem que mexer mesmo, tem que passar sentimentos seja carinho, violência, sexo, não importa tem que atingir um ponto do nosso ser que nenhum procedimento racional consegue atingir.Esse é o segredo da musica! não podemos explicar a maneira que ela mexe com os nossos sentidos, e ai que arte começa.

    ResponderExcluir