terça-feira, 12 de outubro de 2010

“Gigante pela própria natureza


És belo, és forte, impávido colosso, e o teu futuro espelha essa grandeza.”


Infelizmente na postagem passada esquecemos de cita a personagem principal dessa eleição. Mas conforme nos foi lembrado (em comentário), vamos a uma postagem que será dedicada, única e exclusivamente, a senhora Marina Silva.

Como todos puderam perceber, citei uma das passagens mais emblemáticas do hino nacional. Acredito, sinceramente que nosso país é uma das várias nações emergentes no mundo – “o futuro espelha essa grandeza”. E ao mesmo tempo em que se desenvolve econômicamente, nós brasileiros somos donos da maior biodiversidade do planeta. Ou seja, podemos nos tornar uma potencia econômica, sem nos esquecermos de nossa própria natureza, preservando nosso meio ambiente. Diante desse papo todo, meio ambientalista e meio utópico, tivemos uma candidata que tornou isso tudo provável.


Marina Silva aparece como uma realidade para a política no país. Com 20 milhões de votos, a candidata verde, torna-se a terceira colocada mais expressiva que já tivemos no período democrático. Portanto, como nos diria nosso querido Luizinho: Nunca na história desse país tivemos um terceiro colocado tão influente e tão decisivo, como a candidata Marina Silva.


Diante dos 20 por cento, conquistados por ela, fica a pergunta: o que isso tudo nos representa? Para alguns Marina pode ser mais uma ovelha no mundo de lobos, para outros uma vitória do meio ambiente. Tanto um quanto o outro, merecem serem discutidos nessa postagem.

Vamos ao primeiro. Marina Silva nos propõe todo um discurso ético e nunca se esquecendo de levantar sua bandeira de sustentabilidade. No entanto todo esse discurso pode cair por terra, diante de interesse, carregados de hipocrisia, dos outros. Por exemplo, o interesse de seu partido em abocanhar alguns cargos para apoiar o presidente. Marina, portanto, terá que extrapolar as fronteiras de seu partido, tornando seu discurso não apenas para promessas, mas para uma nova postura política. Essa nova postura também será determinante para o apoio ao novo presidente.

Por outro lado, esses 20 por cento, representa uma vitória para os ambientalistas. Pois fica claro para o mundo, que os brasileiros estão dando um recado, “dizendo que reconhecem o meio ambiente como base para o desenvolvimento sustentável.” É uma vitória do meio ambiente, que em fim, recebe apoio de cerca de 20 milhões de pessoas e não somente de meia dúzia de ambientalista. É também uma vitória da ética política, que fora das amarras da hipocrisia, torna se possível ainda um sonho de tornarmos a situação social mais igualitária. Igualitária assim como foi o seu discurso, que atendia o interesse de todos e por isso, Marina se torna uma realidade no cenário político do país.

Terra adorada, Entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada!


0 comentários:

Postar um comentário