sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIA ESPECIAL DEDICADO AO PROFESSOR


HOMENAGEM DA TURMA DO 2ª ANO
DE HISTÓRIA, A TODOS OS PROFESSORES


Na data de 15 de Outubro do ano de 1827, dia dedicado á educadora "Santa Teresa de Ávila", o hábil Pedro I promulgou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Por meio de Decreto, "Todas as Cidades, Vilas e Lugarejos tivessem suas Escolas de Primeiras Lentras". Este tal Decreto como dizemos nos dias de hoje, era "só o ouro" pois falava várias coisas:

Descentralização do ensino, o salário dos professores, sobre as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. Idéia  esta, inovadora e revolucionária, sem dúvida teria sido ótima, se tivessem sido cumpridas e saido do papel, coisa que até hoje se reflete em várias áreas... Leis que so funcionam e existem na teoria. Mas depois de 120 anos de procrastinação, do referido Decreto em 1947 ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao Professor.

A primeira comemoração de que se tem notícia foi em São Paulo, em uma modesta escola no número 1520 da famosa Rua Algusta, onde existia o Ginázio Caetano de Campos apelidado de "Caetaninho". O Professor Salomão Becker teve uma sugestão para o encontro do dia 15 de Outubro, data esta em que sua Cidade natal, Piracicaba, Professores e Alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A tal sugestão foi aceita e a comemoração teve a presença maciça, inclusive dos pais dos alunos.

O discurso do Professor Becker, além de ratificar a idéia de se preservar a data, como um encontro anual, ficou marcada por sua frase "Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores: Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, essa semente foi lançada e hoje se pode ver que em alguns países, há um dia especial para os Professores havendo feriados, enquanto em outros são realizadas apenas comemorações em dias úteis.


A celebração, que se tornou um sucesso, espalhou-se pela Cidade e pelo País nos seguintes anos, até ser Oficializada Nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de Outubro de 1963. O Decreto tinha por finalidade, definir a essência do feriado:


"PARA  COMEMORAR CONDIGNAMENTE DO DIA DO PROFESSOR, OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO FARÃO PROMOVER SOLENIDADES, EM QUE SE ENALTEÇA A FUNÇÃO DO MESTRE NA SOCIEDADE MODERNA, FAZENDO PARTICIPAR OS ALUNOS E AS FAMÍLIAS".

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_professor

Feliz dia dos Professores para: Todo Corpo Docente:
 Ana Carolina Barbosa, Ana Maria Flores, Andréa Fabiana, Ângela Borchardt, Cícero Melo, Fábio Santa Cruz (Coord.), Francisco Heitor, Juliano Pirajá, Karley Macedo,  Leandro Bulhões,  Luiz Henrique Borges,  Marcelo Brito,  Marcelo Reis,  Maria Izabel Hamú,  Michelle dos Santos,  Sheyla Barros, Sinara Bertholdo,  Sizélia Sena,  Terezinha Braz e a todos demais Professores que não estão aqui relacionados.


Desejamos a todos os mais sinceros votos de felicidade e que continuem a ser fontes de inspirações de seus alunos.

Um comentário:

  1. Todos os elogios para os professores, pode parecer pouca coisa, para fala de sua importância na construção do individuo.

    Acredito que o profissional: PROFESSOR! É sem dúvida uma profissão de responsabilidade, pois acima de tudo ela está educando indivíduos para entender e está inserido em uma sociedade...

    E falando particularmente de nossos professores... TENHO O ORGULHO (de ter esses mestres nos dando aula)... Impressiona a tamanha capacidade que esses ´professores nos deixam em torno da história...

    Com certa vez nos disse a professora Carol.... quem faz ciências humanas sempre vai ser critico... e tenho muito orgulho de fazer História... e fazer com esses professores, que são sem dúvida professores inesquecíveis.

    ResponderExcluir