quinta-feira, 31 de março de 2011

BOMBA. Notícia de última hora

A professora, em história regional e historiografia brasileira, Terezinha anunciou aos alunos Marcos, Fernando e Victor que não dará mais aula para essas matérias. Apesar de não ter anunciado os motivos, em tal momento, é de se perceber que a conversa entre o coordenador do curso Fábio Santa Cruz, junto com a professora e a turma tenha sido provocante ao ponto da saída da professora.

Pouco mais das 23 horas, a professora anunciou, aos alunos sobre – citados, que enviará um documento ao Fábio, informado de seu afastamento das disciplinas de história, ficando somente com as disciplinas voltada a área de educação. Ainda não é oficial, pois a professora ainda não comunicou ao coordenador, embora fique claro que o blog Bomba-H, não tem a menor intenção em fazer humor com assunto, apenas objetivando a imparcialidade, pois estamos ciente que o assunto é delicado.

A professora fica o agradecimento de ter se comportado de forma digna, etico/profissional, diante a reunião e diante aos alunos, acredito que o comportamento foi o melhor possível, embora admitimos que a tal solução não foi esperado de imediato. Esperaremos, em fim, um anuncio do Fábio sobre o afastamento em seu blogger da coordenação do curso de história.

Obrigado pela atenção

13 comentários:

  1. Exatamente isso, Lucas...

    Me lembro de uma conversa da turma, na aula da CAROL e ela fez questão de ressaltar que a forma como a situação deve ser conduzida deve ser funtamental...

    fator esse que levou ao nosso representante Marcos a procurar conselhos ao nosso coordenador Fábio Santa Cruz... que por sua vez disse que seria melhor ele Fábio conversar com a professora..

    achei a postura de todas as partes a melhor possivel.

    ResponderExcluir
  2. Fico realmente feliz pela forma como os fatos
    se desenrrolaram, de forma a não ferir e alcançar as melhores soluções possiveis. Gostaria de agradecer ao professor e coordenador de curso de História por ter conduzido uma situação tão delicada da forma mais amena possível

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE TENHO DE CONCORDAR COM MEUS COLEGAS EM AMBOS OS COMENTÁRIOS, FOMOS PEGOS DE SURPRESA NA NOITE DA TAL NOTICÍA. BOM, MAS REALMENTE TUDO É MUITO DELICADO, GOSTEI MUITO QUANDO O COORDENADOR RESSALTOU: "QUALQUER ALUNO PODE EXPRESSAR SUAS DEMANDAS DIRETAMENTE COM O MESMO, INDEPENDENTE DE SER O REPRESENTANTE" POIS COM ESSA LIBERDADE O COORDENADOR ALIVIA UM POUCO A CARGA DO REPRESENTANTE COMO LEGITIMO E UNICO MENSAGEIRO DA TURMA, DEIXANDO O CAMINHO LIVRE PARA QUALQUER ALUNO CHEGAR ATÉ ELE E EXPRESSAR SEUS QUESTIONAMENTOS, DEIXANDO CADA VEZ MAIS CLARO QUE HOJE TEMOS UM COORDENADOR QUE REALMENTE SABE SE COLOCAR E SER UM VERDADEIRO, COMPANHEIRO NO DECORRER DO CURSO. E AQUI UMA VEZ MAIS SO TENHO A INCENTIVAR QUE OS ALUNOS NÃO SE SINTAM OPRIMIDOS E REALMENTE LUTE POR SEUS OBJETIVOS, PARA QUE FUTURAMENTE POSSA PASSAR AOS FILHOS E NETOS QUE FORAM GRANDES DESBRAVADORES E DESTEMIDOS EM SUAS JONADAS.

    E QUEM SABE POSSAMOS TER UMA NOVA PROFESSORA EM BREVE, VENDO ASSIM QUE REALMENTE FIZEMOS AS COISAS DE MANEIRA CORRETA.

    "A UNIÃO É A NOSSA FORÇA"


    JA SINTO SAUDADE DO BISNAU.

    BOM MAIS ISTO É OUTRA HISTÓRIA...

    ResponderExcluir
  4. Leonardo Valadares2 de abr. de 2011, 00:46:00

    Lamento um pouco pela forma como se procedeu, pois apesar dos pesares, a professora Terezinha mostrou compromisso com a disciplina, isso ninguem pode negar!
    Infelizmente sua metodologia de ensino nao agradou a todos. Mas a vida segue, e que o caminho dela seja repleto de luz e prosperidade, da minha parte, fica aqui o meu agradecimento.
    Uma ressalva, acho que nao e o momento mais oportuno para piadas ou brincadeiras de mau gosto, e apesar de ser coonsiderado por muitos como uma pessoa cômica e brincalhona, acredito e conservo a ideia de que brincadeira tem hora, local e limite para ser feita!
    No mais, forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Uma ressalva, acho que nao e o momento mais oportuno para piadas ou brincadeiras de mau gosto, e apesar de ser coonsiderado por muitos como uma pessoa cômica e brincalhona, acredito e conservo a ideia de que brincadeira tem hora, local e limite para ser feita!

    CREIO QUE “BRINCADEIRA” E SER UMA PESSOA “CÔMICA” VAI DA INTERPRETAÇÃO DE QUE VÊ INTERPRETA COMO TAL. E CADA UM INTERPRETA DO NÍVEL QUE ALCANÇA.


    CADA UM É LIVRE PARA VER AS COISAS DA FORMA QUE LHE CABE, MAS CREIO QUE NÃO TENHA, "EU" BRINCADO E SIDO CÔMICO FORA DE HORA. E SE EU FOSSE LEVAR A FERRO E FOGO OS QUE BRINCAM COMIGO OU SÃO CÔMICOS FORA DE HORA, EU JURO QUE NÃO FALARIA COM MUITAS PESSOAS DO MEU DIA-A-DIA. NEM CRISTO AGRADOU A TODOS E QUALQUER UM TEM A LIBERDADE DE ME FALAR E DISCUTIR (DIALOGAR) COMIGO, SE ACHAR QUE TEM RAZÃO. E POR EU BRINCAR CERTOS MOMENTOS, NÃO DOU LIBERDADE PARA SER TAXADO DE CÔMICO, MAS COMO EU MESMO DISSE NÃO LEVO ISSO A FERRO E FOGO, MAS AS PESSOAS TEM DIREITO DE INTERPRETAR DA FORMA QUE PENSA. MAS O IMPORTANTE: É EU SABER, QUEM EU SOU E LEVAR A SÉRIO O QUE REALMENTE ACHO QUE SEJA PERTINENTE.


    MUITOS QUE BRINCARAM E FALARAM PENSANDO QUE ERA O MOMENTO CERTO, AGORA FAZEM-SE DE ROGADOS. O MUNDO É ISSO MESMO MUITOS NA HORA DIZEM ESTAR AO SEU LADO QUANDO VC PRECISAR, MAS COMO NOSSO PROFESSOR CÍCERO DISSE: ISSO NA PRÁTICA É OUTRA HISTÓRIA. “SO QUEM CAIU E SENTIU A DOR” SABE COMO É.


    “EU SOU O QUE SOU PORQUE EU VIVO DA MINHA MANEIRA”,


    NÃO TENHO RAIZES NO PODER (“FALSA SENSAÇÃO DE PODER”) SOU DO POVÃO LEVO A SÉRIO E BRINCO SEJA NO MEIO DO POVO OU ONDE EU ESTIVER ESSE É MEU JEITO. “QUEM ME CONHECE SABE”. “E NÃO ME RECONHECERIA SE EU FOSSE DE OUTRA FORMA”.
    "SEI CONQUISTAR AS COISAS COM MEU JEITO DE SER”.

    “A ARTE É O ESPELHO SOCIAL DE UMA ÉPOCA, O QUE A PESSOA(EU) FAZ ELA RAFLETE O MOMENTO SOCIAL QUE ELE TA VIVENDO” TUDO QUE A PESSOA FAZ ELA ESTÁ REPRODUZINDO UM MOMENTO SOCIAL QUE ELA ESTA VIVENDO, NÃO SOMOS ISOLADOS ENTÃO TEMOS QUE CONVIVER COM DIVERSIDADES.


    No mais, forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Bom eu tenho que me posicionar sobre o assunto, agradeço também a professora Terezinha pela sua postura, porém eu não podia me calar diante da situação que vinha ocorrendo, a postura do Professor Fabio foi digna, estamos mui bem representados em nosso curso, eu me posicionei diante dos fatos e da maneira como eram ministradas as aulas, expus o que me incomodava em relação a disciplina, creio que tudo foi feito da melhor maneira, para não nos causar traumas. creio que não é o momento mais de ficarmos discutindo se foi ou não, nos resta espera outro mestre que assuma as disciplinas que estão em aberto.

    ResponderExcluir
  7. Meus caros colegas não busquei em meus comentários ofender- los e nem criticar los apenas esboçar minhas opiniões e crítica, buscando o maior objetivo do curso de História que é a critica em frente aos valores e a sociedade, não e nem serei o melhor historiador(a) mais sei antes de tudo que sou um historiador, um historiador que buscou neste comentário desenvolver em meus colegas a criticidade pois em nossos caminhar somos e sempre vistos com critica e preconceito, escutamos vários comentarios como todo historiador e louco, que todo historiador e ateu e outros comentários ofensivos, sim a turma de 2000 foi sim uma turma participativa e critica, como percebi em seus comentários um lado critico e real de um historiador, parabens aos caros colegas e sinceras desculpas mais busquei chamar a atenção de vocês e vi que conseguir e por isto tenho inteligência sim e não preciso provar pois nenhum homem e dono do saber, como cita o sábio o Homem mais sábio e o que nunca sabe, pois sempre aprendemos a cada dia e é preciso aceitar as críticas sim e buscar a cada dia levar as criticas como valores de construção de um real ser humano, mais tudo bem o meu ojetivo foi atingido fazer los desenvolver o lado crítico e saibas meus amigos diante de tantas mortes que brilantemente serão mostradas pela nova novela do SBT, posso afirmar sim que a ditadura foi uma fase que só por quem viveu, acho que não foi o caso dos senhores uma fase horrivel e cruel da Historia Brasileira, um grande abraço até meus proximos comentários. Homem(a)Bomba H

    ResponderExcluir
  8. Em primeiro lugar, deixo claro que tenho pela Profª. Terezinha um profundo respeito, tanto pela mulher quanto pela função que ela exerce que, convenhamos, não é fácil. Da mesma forma, ela sempre me tratou de maneira digna e cortês. No entanto, como representante de turma, no meu caso, do 4º ano, coube a mim, a missão desagradável de levar ao conhecimento do Coordenador do curso, as angústias geradas pela maneira como as aulas de Historiografia Brasileira vinham sendo conduzidas pela Profª Terezinha. Alguns alunos a contestavam veementemente e ela, infelizmente, não possuia uma ascendência sobre a turma, em que pudesse impor sua autoridade como professora. As aulas inevitavelmente descambavam para um falatório em que ninguém se entendia. No entanto, não esperávamos um "desenlace" tão imediato, considerando as dificuldades que o Coordenador fez ciente aos representantes. Bom, como diz o Prof. Juliano, "vida que segue". Vamos aguardar o posicionamento da Direção com relação ao novo professor de Historiografia Brasileira. À Profª Terezinha, desejo boa sorte.

    ResponderExcluir
  9. Houve de minha parte uma preocupação de manter essa demanda restrita ao âmbito do 3º e 4º ano. Ás vesperas da reunião dos representantes, solicitei ao Coordenador, que esse assunto fosse tratado em caráter particular e que, se possível, sem a presença dos representantes do 1º e do 2º. Afinal, o problema era nosso. Essa minha preocupação em resguardar a imagem da profª Terezinha, foi dada a conhecer aos alunos do 4º ano e orientei meu vice, Romário, para ter muito cuidado no trato de um assunto tão delicado. Penso, que acima de nossos interesses mais imediatos, está o respeito e a dignidade do ser humano. Com a Profª Terezinha não seria diferente.
    É isso.

    ResponderExcluir
  10. Tudo tem hora e limite mesmo, concordo plenamente com Leonardo, somo jovens acadêmicos e sendo assim precisamos nos conscientizar que o respeito é fundamental em qualquer situação, não sendo assim perdemos a razão e o direito de lutarmos por aquilo que achamos que poderia melhorar. Então, mesmo não estando de acordo com a metodologia da professora Terezinha e sendo sincera, sempre achei que a mesma não deveria estar em sala de aula em uma Universidade (falo sério), deixo explicito o meu desejo de que coisas positivas possam soar em sua vida e que haja prosperidade e garra pra que alcançe tudo que sempre quis.
    Beijooo galera!

    ResponderExcluir
  11. Fica aqui compartilhado o meu respeito e agradecimento pelos préstimos da Professora supramencionada. Penso que o cordenador do curso de História deixou claro em conversa com o 3°ano, a postura que deve-se ter em relação a certos problemas, mas alguns ainda insistiram nos comentários que não contribuem para nada. De qualquer forma a turma conseguiu seu objetivo, sem mais problemas.É válido lembrar que, o Blog não é o ambiente mais propício para discutir as metodologias dos professores do curso.

    ResponderExcluir
  12. Tendo liberdade de expor a minha interpretação quanto a situação presente, afirmo que ninguém está discutindo a metodologia, apenas cada um se expressa e de formas diversas a insatisfação com a metodologia proposta, se errada ou não ainda não foi discutido. Acho que o blog também entre outras coisas tem sim a serventia de expormos nossas opiniões que há muito se conflitam, desde que, não haja ofensas a ponto de causar outros problemas...Discutamos no sentido positivo da palavra, reflitamos!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. É Sempre válido refletir, dialogar as nossas questões, mas a partir do momento que começamos a expor pessoas, que não são públicas, corremos o risco de estar infringindo a nossa legislação, como reza o art. 5º, X, da nossa Constituição da República: "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.” Portanto penso que, existem ambientes mais adequados para ser discutida essas questões (colegiado, reuniões ou debates que podemos fazer dentro de sala),mas eu entendo preferimos não participar das reuniões, é mais conveniente sair da sala quando se toca em determinado assunto, e isso é pouco, quando não achamos que o nosso discurso vale mais do que o dos outros.

    ResponderExcluir