sábado, 2 de outubro de 2010

A Sabedoria dos Aniversários

"Preparando os leitores para novos Parabéns"

Qual o sentido de se comemorar o aniversário de nascimento de uma pessoa? Aniversário é uma coisa bem antiga, todos festejam, mas poucos sabem qual a origem dessa festa. Na ânsia de compreender melhor esta feita tão comum, busquei por meio doa grande “oráculo virtual” tatear no escuro da ignorância e vislumbrar qualquer fagulha de informação que nos ajudassem a conhecer melhor esse costume que conservamos.

"De acordo com o livro The Lore of Birthdays ("A Sabedoria dos Aniversários", sem tradução em português), dos antropólogos americanos Ralph e Adelin Linton, aniversários merecem comemorações desde o Egito antigo, ou seja, a moda surgiu por volta de 3000 a.C. Tanto os egípcios quanto os gregos, que adotaram o costume, restringiam as comemorações apenas a seres superiores: faraós e deuses. Com o tempo, o hábito foi se estendendo aos mortais e contaminou também os romanos, que davam o privilégio ao imperador, a sua família e aos senadores."

No entanto, a prática de todo os anos festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é completamente seguida no mundo.

Exemplo: Vietnã, lá não se comemora na data específica do nascimento, mas sim, na passagem do ano novo, onde todas as pessoas comemoram seus aniversários coletivamente. Ou seja, todos fazem aniversário no mesmo dia! Contudo, as festas de aniversário parecem mesmo que tiveram origem no Ocidente. Os romanos desde a Antiguidade já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como dies sollemnis natalis (o dia solene do aniversário).

Nos primórdios do cristianismo, o costume foi abolido por causa das suas origens pagãs. Foi só no século IX que a Igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, o Natal. Assim ressurgiu o hábito de festejar aniversários e pouco a pouco foram surgindo as peças simbólicas: o bolo, as velinhas, o "Parabéns a Você" etc. Os rituais pagãos e crenças mágicas deram origem à maioria dos costumes das comemorações de aniversário.

- Assim como o "feliz aniversário", o hábito de dar presentes aos aniversariantes tem o objetivo original de afastar os maus espíritos. Isso já acontecia no Egito antigo e em Roma. Durante a Idade Média, na Alemanha, há registro de uma espécie de Papai Noel, a quem se conferia a função de distribuidor de presentes

- O "Parabéns a Você" surgiu em 1875. Na verdade, nesse ano as americanas Mildred e Patrícia Hill criaram a melodia de "Good Morning to All", que, depois de mudanças aqui e ali, deu origem ao "Parabéns a Você", em 1924. A versão brasileira da música foi decidida em um concurso da Rádio Tupi-RJ, em 1942, vencido pela paulista Bertha Celeste Homem de Mello

- O bolo e as velas foram herdados dos gregos. Todo dia 6, eles faziam festas à deusa Artemis nas quais colocavam velas sobre uma torta, simbolizando a lua cheia, que, segundo a mitologia, era a forma com que a deusa se expressava. Na Idade Média, por razões desconhecidas, os alemães retomaram o hábito em festas de criança

- O docinho mais famoso dos aniversários é brasileiro mesmo e surgiu na disputa presidencial de 1945. Eleitoras do brigadeiro Eduardo Gomes criaram o "doce do brigadeiro" tentando conquistar votos através do paladar do eleitorado. O doce foi um sucesso, mas o brigadeiro acabou perdendo as eleições


A tradição de enviar cartões de aniversário começou na Inglaterra, no início do século 20. Os cartões serviam como um pedido de desculpas carinhoso quando a pessoa não podia visitar o aniversariante. Hoje muita gente prefere entregar o cartão pessoalmente.

 
Kiko di Faria
 
Referências.
www.mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/pergunta_287782.shtml
www.sempretops.com/curiosidades/qual-a-origem-do-aniversario/

0 comentários:

Postar um comentário