domingo, 27 de novembro de 2011

Bomba – H se pronuncia

De volta ao palanque virtual, o Bomba – H não poderia retornar sem antes produzir o seu breve comentário sobre os acontecimentos envolvendo o aluno Lucas Alves e o professor do curso de história de Brasil II. Ambos os personagens tem ligações direta com este blog, sendo que o primeiro é administrador e autor do Bomba – H e o segundo teve sua gestão de coordenador desenvolvida tendo como participação alguns outros administradores deste blog. Aliás, antes de prosseguir, temos orgulho de elencar no currículo do Bomba-H a produção da pagina virtual do curso de História.

Feita a devida introdução vamos da continuidade. É nítido que os dois acontecimentos, embora tenham ocorrido num período relativamente curto entre um e outro, não representa o espaço democrático de uma Universidade como a UEG. Já que no próximo ano novos alunos adentraram na UEG de Formosa, há de se ficar claro que a postura dos alunos e o comportamento dos professores são inteiramente de respeito, de ética e amizade em ambas as partes.

Por ser um acontecimento de raridade na UEG, nada mais justo do que repudiar atitude dos envolvidos nos acontecimentos. Por parte do aluno a atitude irônica pareceu ser uma arma constrangedora ao extremo, por parte do professor as palavras pronunciadas não seguiam a lógica da reciprocidade. Muito embora a ironia ou a acusação tenham sido ações negativas, acredito particularmente, que o xingamento a terceiros íntimos não é um ato recíproco, isso se tratando de um exemplo que não foi medido com a balança da justiça da reciprocidade, apenas com o bom-senso opinativo.

O Bomba – H quer deixar claro que o nosso administrador Lucas Alves, o autor mais próximo dos leitores deste blog, passa a quilômetros de distância do que realmente aquelas palavras pronunciadas representam. Seja como aluno ou como cidadão podemos garantir, ao leitor do Bomba-H, que os administradores deste blog, embora possa cometer erros e provocar as inflamações dos ânimos, são pessoas comprometidas com o conhecimento e sabem perfeitamente de sua integridade como pessoa. Também há de se ressaltar que o Bomba - H não está promovendo o discurso maniqueísta, não há o lado certo ou o errado nesses acontecimentos, pois o Lucas errou, mas não sozinho.

Por parte da UEG creditamos a nossa diretora as providencias que serão tomadas como fundamentais na continuidade da democracia e da ordem em nossa Universidade. Não queremos acreditar, sob hipótese alguma, que nossa Unidade é uma terra sem lei. Pois, a Universidade deve ser um espaço de democracia por excelência, onde o livre debate, o respeito a dignidade e a liberdade de expressão devem ser mantidos e preservados sob qualquer circunstancia.


Victor Barbosa (administrador do Bomba-H)

16 comentários:

  1. Gostaria de informar aos leitores deste blogger que os comentários devem seguir a ordem e a justiça.
    Não haverá espaço para os comentários maldosos e com palavras de baixo calão. Portanto, o Bomba-H pede bom-senso aos nossos leitores e sejam argumentativos em seus comentários, não apenas acusadores.
    Lembre-se que é impossível construir uma casa sem paredes, apenas com telhados.

    ResponderExcluir
  2. É realmente lamentável o que aconteceu, principalmente por ter acontecido em um lugar e com uma pessoa que prega o livre debate, que teria que ser um exemplo de pessoa íntegra e controlada diante de seus alunos. Por mais que se trate de uma universidade, esses alunos buscam um espelho em seus professores, muitos até levarão consigo para a docência traços positivos dos mestres pelos quais foram ensinados, será que é esse o exemplo que os acadêmicos deverão levar consigo para a vida? É assim que os nossos alunos devem ser tratados? Desconheço tal prática e reprovo o comportamento do aluno, mas, reprovo ainda mais o comportamento descontrolado e explosivo deste mestre. "O exemplo é o melhor método de ensino". De que adianta dominar o conteúdo se não existe carinho e respeito?

    ResponderExcluir
  3. Bom, já não é de hoje que os comportamentos do professor que ministra a 2ª parte da sequencial matéria “História do Brasil” se mostram inadequados. Talvez, até longe da realidade ética de um curso de nível superior quando se trata a respeito do comportamento professor-aluno.
    O comportamento do professor realmente me pareceu seguir uma linhagem distinta do que cobra uma instituição de alto nível e seriedade como a UEG. O mínimo que se espera, tanto de um professor quanto de um aluno, é um comportamento ético. Relações de respeito e de auto-controle são condutas OBRIGATÓRIAS não só dentro de sala de aula ou dentro da instituição. Mas são atitudes que devem ser levadas para a VIDA.
    Lamentável a vergonhosa maneira em que o professor se portou: de forma imatura e descontrolada, o professor se dirigiu ao aluno de uma maneira extremamente deselegante, o que não condiz sequer com um professor de primário, de pai, irmão mais velho ou a qualquer pessoa se dirigindo a outrém. O que dirá com um coordenador de um curso de nível superior.
    Se a atitude irônica do aluno provocou o professor, isso só mostra o desequilíbrio, descontrole do mesmo em relação. Não sei o que me soa mais irônico: a capacidade do professor não conseguir segurar seu ímpeto para com um aluno que consegue provocá-lo da forma mais simplória ou o fato de uma pessoa que deveria servir de exemplo para formar melhores cidadãos, sequer mostrar dentro da instituição um comportamento ético. Uma atitude repudiada pelos alunos, por professores e por qualquer um que queira ética dentro de uma instituição de tão alto nível.

    ResponderExcluir
  4. Um curso de licenciatura onde discutimos sobre o comportamento e o respeito do aluno com o professor tem um acadêmico que não respeita um professor. O professor apesar de ser o mestre que estar transmitindo conhecimento é um profissional e não pode ser desrespeitado por um aluno prepotente. Prepotente sim um aluno que cobra R$100,00 para fazer trabalho para outros colegas além de criminoso e um prepotente, pois se acha acima do conhecimento da turma. Sim repudio a atitude do profissional que foi atacado ao exercer sua função, mas o compreendo, pois ser atacado um aluno que acha que sabe mais que o professor que estudou tantos anos e o ataca fazendo discursos bravejando como se fosse um politico, se torna compreensível tal atitude, pois o professor é humano. Gostaria de lembra o episodio onde o mesmo aluno que foi ofendido pelo professor Fabio, provocou o choro da professora Sheila em sala de aula, no ano de 2010, ao desrespeita-la. Pergunto, o professor Fabio deveria chorar na frente do irônico Lucas como fez a professor Sheila? Ou o episodio onde este aluno falou que as aulas do professor Luiz Henrique tinha nível de ensino médio Este episodio virou guerrinha particular de um aluno que não tem o mínimo compromisso com a ética e a moralidade. Sem o professor Fabio na unidade o curso de historia que sofrerá as consequências, pois este foi o responsável em colocar o curso no padrão que se apresenta hoje. Se alguém deve ser punido que seja o aluno Lucas. . Escrevo anônimo, pois verifico que o blog estar sendo tendencioso ao relatar a historia e a não neutralidade o torna passivo de erros e preconceitos.

    ResponderExcluir
  5. Essa discussão já tomou proporções desnecessárias, todos temos o direito de não concordar com as idéias e as posturas de outrem sem que isso se torne uma guerra. Se haverá ou não punições e a quem elas se dirigirão, não vem mais ao caso, que tomem as medidas que achem cabíveis, aqueles que para isso têm competência. chega de brigas sem motivo. Ouço todos falarem da Universidade como um ambiente democrático, onde as idéias são livremente debatidas, sugiro que ponhamos essa ideia de debate em prática, para assuntos inteligentes e que realmente valham a pena, e deixemos de lado esse sensacionalismo em torno desse fato, a meu ver ultrapassado. Pra mim isso já virou conversa de comadres e aqueles que ainda se dão ao trabalho de discutirem quem está certo ou errado, não está preocupado com a "imagem " do curso e sim em ter mais lenha pra fogueira do falatório e da fofoca.

    ResponderExcluir
  6. Observando a postagem acima, observo que o anonimo está sendo tendencioso ao extremo, poupe-nos de comentários desnecessários e o que percebo aqui é uma postura tendenciosa de sua parte, de inveja e mágoas, ressentimentos, creio que devemos nos ater aos fatos que foram presenciados em nossa universidade, picuinhas particulares devem ser postas de lado, fatos que creio eu estão sendo conduzidos pela direção da faculdade e pelo CA, não podemos fechar os olhos ao que ocorreu, foi na presença dos outros cursos, então houve o descontrole sim, isso é fato que não se pode negar, e também não podemos deixar que isso se repita, estamos todos decepcionados com o que ouvimos, a universidade que é um local de livre debate e, estranho também que apenas você caro anonimo viu o choro da professora ano passado... Pelo que eu me lembre não foi o aluno Lucas que falava que as aulas do professor Luis eram de ensino médio,como você me reservo o direito de postar anonimo....

    ResponderExcluir
  7. Qual será o objetivo desta discussão, no Facebook no e-mail da turma, nos corredores da UEG onde olho encontro alguém falando deste assunto, mas dificilmente vejo alguém o tratando com seriedade. Se ocorreu o fato existe um problema, temos professores estressados alunos descontentes. Tenho o receio que a qual quer momento alguém entre armado na unidade e saia atirando em todo mundo. Sim ta todo mundo errado. Vamos provocar uma guera entre alunos e professores ou vamos procurar um resolução do problema, essa é a questão.
    Sugiro um psicologo ou um butéco com tudo pago pela unidade

    ResponderExcluir
  8. Entendo a posição do Blog em relação ao ocorrido, acho digno a questão ser informada aqui e não digo que isso seja sensacionalismo, talvez essa posição de minha parte tenha sido mal interpretada, o que me entristece é essa discussão de um monte de anônimos querendo se posicionar, sem ao menos se identificar, procurando os certos e os errados. Isso sim a meu ver é sensacionalismo, isso é fofoca, nem a fonte podemos consultar. Ou Vocês acham que é correto essa briguinha? dos prós e contra de Fulano e Beltrano? Eu não acho! sinto muito se isso descontenta alguém. Ao menos dou minha cara pra bater e repito, esse assunto está defasado, cansativo, e desnecessário. Parabéns às postagens anteriores, com certeza elas são muito edificantes, e é esse o principal papel desse espaço como pude perceber. Um espaço criativo e com assuntos que realmente farão a diferença em nossa formação.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Aline pelas palavras ao Bomba-H trata-se de um espaço de todos os alunos do terceiro ano. Se você acha errado o anonimato, então o Bomba-H, que também é seu, concorda com o que disse.
    Lembro certa vez que o professor Juliano falou o seguinte sobre o blog, muito parecido com o que você protesta:
    "o Bomba H - seguidores da História espaço usado por eles para debaterem suas dúvidas, publicarem seus textos e pesquisas, dialogar com a comunidade acadêmica e entre eles mesmo, sem nenhum anonimato, é bom que se diga."

    Mas, embora o anonimato seja algo que mereça suas reflexões. Acredito que há um outro lado nisso. Por exemplo, o anonimato foi criado para preservar os acusadores. Se eu quero dizer que alguém cometeu um crime, cometeu uma violência contra determinada mulher, e não quero me envolver nisso, pois quero apenas denunciar. Então seria muito justo eu ser um anonimo. Logico que esse exemplo não tem nada haver com o assunto em questão, nada haver mesmo.
    Mas, tem haver com usar ou não o anonimato neste blog. Se alguém (leitor) quiser falar algo que ultrapasse os limites do esperado, espero que essa pessoa possa utilizar do anonimato e se preservar. Um bom caso para isso é as denuncias envolvendo o reitor da UEG, que diga-se de passagem será algo necessário para que ocorra mudança em nossa Universidade.

    ResponderExcluir
  10. Sim, nesse ponto Victor, posso sim concordar com o anonimato, desde que me servisse para ajudar em algo tão grave com uma denúncia, e minha vida estivesse em perigo. Mas aqui e nesse caso não, sei que é um direito de todos se manifestarem e também se preservarem de uma indisposição com terceiros, mas aqui, já que se faz necessário a manutenção desse papo, porque não sermos francos? nas idéias e nas posições? Por isso que insisti em dizer que alguns não se preocupam com a "imagem" do curso...apenas em criar mais mal estar... Enfim, Chega! Já deu. Me excluo do debate. Apenas gostaria novamente de salientar aos colegas, o pedido, não apenas meu, mas de muitos colegas, que esse caso seja encerrado, até onde eu sei as providências já foram tomadas e os envolvidos já não perdem seu sono por isso, logo, esqueçamos também esse episódio, que a meu ver apenas tem servido pra fragmentar a bem pouco unida turma do 3º ano. Gostaria que pudéssemos iniciar os preparativos pra fase final do nosso curso com um mínimo de tranquilidade, harmonia e paz... Muita paz!

    ResponderExcluir
  11. pena que a colega diga que os envolvidos não perca o sono.... quantas vezes por mais uma vez vejo tudo acontecer.. não sai da minha cabeça... pena a atitude dos colegas de não discutirem mudanças, e de muitas vezes não perceberem o x da questão,mas como já fui punido(a) deixo apenas que estou decepcionada(o).
    fico no anonimato por ver que minha cara já levou muitos tapas e está cansada(o) de tentar lutar sozinho(a)....

    ResponderExcluir
  12. Decepção é a palavra da hora e da vez, decepção com a falta de personalidade, de atitude,ou atitudes ásperas de alguns, cara de pau dos outros, enfim eis os seres humanos que nos cercam... aprendamos a conviver com pessoas fracas e omissas...

    ResponderExcluir
  13. Realmente dizer o nome de quem comenta, não mudara nada, se a pessoa não quer se revelar tem seus motivos. Aprendemos no decorrer do curso, que não existe neutralidade então porque ficar querendo dar nomes aos bois, só se for pra eles virarem churrasco.

    e se essa postagem ta dando o que falar é porque o assunto se faz pertinente, muitos por que já passaram esquecem dos outros que estão em situação delicada. nossa turma tem um grande problema que é o "individualismo" mas em uma postagem dessas é muito bom expressar coisas que engolimos e seguramos por muito tempo.

    ResponderExcluir
  14. ouvi dizer que na UEG ja teve até noite das garrafadas. não sei se ano que vem eu farei vestibular pra lá. tenho medo de violêcia verbal e física.

    ResponderExcluir
  15. Espero que não faça mesmo, pelo menos não para História. Historiadores não são covardes, postamos anonimo por uma questão de elegância, nos nunca fugimos da luta pelo nosso ideais

    ResponderExcluir