quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Humor com H. Grandes nomes do Humor

O que será que faz o humor? Já me fiz essa pergunta outras vezes, tive inclusive a oportunidade de dialogar sobre isso com alguns amigos, mas nunca obtive uma resposta satisfatória.  Acredito antes de qualquer coisa que isso seja uma arte. Arte dominada por poucos, mas por gênios. Também acredito que há uma diferença entre humor e piada. O primeiro se caracteriza mais pelo receptor, a platéia tem que sentir bem, não pode haver um mal-estar como ocorre em determinadas piadas, a partir disso há a necessidade do humorista ser inteiramente interpretativo. Isso não quer dizer que a piada não mereça interpretação, mas acho que ela é criada antes mesmo do comediante lidar com a sua platéia. A piada é posta a prova quando o emissor termina a sua pequena história, quando há no final um fator inusitado, também na piada podemos encontrar grandes gênios, como bom exemplo: Chico Anísio.

Na verdade, não sou especialista para determinar o que seja uma piada, um gênero de comedia, ou um humor. E conseguir responder quais são suas semelhanças e diferenças, acredito não ser uma tarefa simples para esta postagem. Quando reflito nesse debate – diferença e semelhanças, fico mais disposto ao senso-comum, pois para mim é tudo a mesma coisa. Mesmo não sabendo nada sobre esse assunto, gostaria de elencar alguns nomes como os tops dos humoristas. Embora, logo aviso que vou deixar bons nomes para trás acredito que esses respondem bem o que é ser genial na arte de fazer o outro rir.

Quando o assunto é humor o nome de maior destaque é de Charlie Chaplin. Além de ser considerado o maior humorista de todos os tempos, Chaplin também recebe méritos no quesito: desenvolvimento a técnicas do cinema. Numa resenha sobre a bibliografia de Chaplin, Martin Sieff escreve: "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comnédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial . Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um."
___________________________________________________________

Ao grande publico infantil o ícone da diversão é Chaves. Também admirado por outras gerações, os personagens de maiores destaques de Roberto Gómez Bolaños estão na serie de televisão que é transmitida até hoje em TV aberta no Brasil – Chaves. Outro personagem famoso entre nós brasileiros é o Chapolin Colorado, além de ser o criador desses vários personagens, Bolaños era ator dos protagonistas de suas series criadas.
___________________________________________________________

Quem nunca ouviu falar no personagem Mr. Bean? Criado pelo ator britânico Rowan Atkinson, Mr.Bean parece não ter vindo desse planeta, "algumas de suas aberturas (de episódios), demonstram uma luz e depois ele, Mr. Bean caindo do nada". Embora, muitos outros comediantes utilizem várias frases para tentar buscar o humor, Mr. Bean se destaca por hoje conseguir utilizar uma técnica clássica da comedia, que seria fazer humor caricato, sem a utilização da sua voz. Mundialmente conhecido, Atkinson também chegou a produzir dois filmes com o seu principal personagem, ambos filmes foram sucesso de bilheteria. 
____________________________________________________________

Da direita para esquerda: Larry Fine, Curly Howard e Moe Howard; Os Três Patetas tiveram durante um grande período de tempo uma lista considerável de produções, sendo em curta-metragem ou filmes de longa duração. Entre os anos de 1922 a 1970 o trio teve outras variações de atores, mas foram os três da imagem que mais se destacaram. A característica principal do humor deles é conhecida como humor-pastelão, onde muitas vezes arrancava risadas da platéia . 
___________________________________________________________
Quem viveu no Brasil e teve contato com a sétima arte ou com a televisão durante o final do século XX, certamente conheceu o quarteto formado por Mussum, Didi, Dedé e Zacarias. Conhecido como Os Trapalhões o grupo foi formado na década de 60 e chegaram a trabalhar juntos em 23 filmes. Tamanho foi o sucesso e os números de fãs que acompanhavam o grupo, que até hoje sete filmes dos humoristas estão na lista dos dez mais visto da história do cinema brasileiro.  
__________________________________________________________
Chico Anysio é conhecido como o maior nome do humor brasileiro.  Revelou muitos outros humoristas no seu principal quadro: A escolinha do professor Raimundo. Além de ser um gênio do humor, Chico Anysio também é ator, escritor, compositor, pintor e dublador.  O professor Raimundo é apenas um dentre outros vários personagens. O maior destaque na carreira desse humorista são seus vários jargões que foram ganhando ênfase e se tornando frases populares.  _________________________________________________________

Ronald Golias marcou a televisão e o humor brasileiro. Seu principal personagem foi o aluno bem-humorado Pacífico. Golias tem como característica marcante em seu humor a sua constante performance caricata. Era comum a platéia sentir graça dele pelo simples fato de Golias entrar em cena. Suas principais participação foi ao lado dos amigos Manuel Soares de Nóbrega e Carlos Alberto de Nóbrega na conhecida e ainda transmitida Praça é Nossa.  Trata-se de um outro gênio que representa o bom-humor brasileiro, sem dúvida entra para os grandes humoristas pela facilidade que ele tinha em arrancar a risada da platéia. 


4 comentários:

  1. Boa exposição! depois venho com considerações mais detalhadas.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa esse post. Em um pais onde os comediantes tomam o lugar de personagem que deveriam ser sérios. E se cobra dos que estão fazendo comedia uma postura seria, como no caso do Rafinha Basto, é muito bom saber que tem gente interessada pela ciência do riso

    ResponderExcluir
  3. Legal vitão parabéns por lembrar destes belos artistas do riso. Sempre gostei dos três patetas, era demais! aquelas cacetadas e trapalhadas, estes artistas tem algo em comum, na minha percepção, que é a arte de fazer sorrir, mesmo que se assita por várias vezes os mesmos episódios. É um humor que não fica ultrapassado, um exeplo é o chaves, pois quem é que assiste episódios repetidos e não sorri?
    Só faltou o Tom Cavalcante que também é bem engraçado nas suas imitações.

    uma bela postagem.
    parabéns patrão.
    vamos que vamos.

    ResponderExcluir
  4. Mussum, o politicamente incorreto. Li há alguns dias uma reportagem cujo o título era esse. O autor analisa as bases das mais recorrentes piadas de um dos humoristas dos trapalhões apelidado de Mussum. Feita a analise o autor constata que as piadas de Mussum possuem, recorrentemente, temáticas que seriam descritas como homofóbicas, racistas, de mal exemplo para a criançada, com o incentivo ao alcolismo, etc. Observada a consagração do quarteto poderíamos analisar a relação do público contemporâneo com as piadas dos Trapalhões. Penso que as vezes a piada possue esse papel de tratar temáticas silenciadas de uma maneira cômica, "inocente". Seria esta a resposta dos integrantes como diz o Renato Aragão: "Nós não queriamos incentivar nada, nem ser preconceituoso com ninguém, era só brincadeira, só queriamos nos divertir".

    ResponderExcluir