quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Chico Buarque, Caetano Veloso e MC Criolo


Como ir pro trabalho sem levar um tiro
Voltar pra casa sem levar um tiro
Se as três da matina tem alguém que frita
E é capaz de tudo pra manter sua brisa
Os saraus tiveram que invadir os botecos
Pois biblioteca não era lugar de poesia
Biblioteca tinha que ter silêncio,
E uma gente que se acha assim muito sabida
Há preconceito com o nordestino
Há preconceito com o homem negro
Há preconceito com o analfabeto
Mais não há preconceito se um dos três for rico, pai.
A ditadura segue meu amigo Milton  (Milton Nascimento)
A repressão segue meu amigo Chico (Chico Buarque)
Me chamam Criolo e o meu berço é o rap
Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai.
Afasta de mim a biqueira, pai
Afasta de mim as biate, pai
Afasta de mim a coqueine, pai
Pois na quebrada escorre sangue,pai.
Pai
Afasta de mim a biqueira, pai
Afasta de mim as biate, pai
Afasta de mim a coqueine, pai.
Pois na quebrada escorre sangue.



Não existe amor em SP
Um labirinto místico
Onde os grafites gritam
Não dá pra descrever
Numa linda frase
De um postal tão doce
Cuidado com doce
São Paulo é um buquê
Buquês são flores mortas
Num lindo arranjo
Arranjo lindo feito pra você
Não existe amor em SP
Os bares estão cheios de almas tão vazias
A ganância vibra, a vaidade excita
Devolva minha vida e morra afogada em seu próprio mar de fel
Aqui ninguém vai pro céu
Não precisa morrer pra ver Deus
Não precisa sofrer pra saber o que é melhor pra você
Encontro duas nuvens em cada escombro, em cada esquina
Me dê um gole de vida
Não precisa morrer pra ver Deus

2 comentários:

  1. Tentando me mostrar franco admito que me surpreendi com o Mc Criolo que foi entrevistado pela apresentadora Marília Gabriela. Mostrando-se intelectual, admito que o Rap se tornou mais claro para mim leigo no assunto... Se tornou visível o contexto que é contido nessas rimas.

    Embora na entrevista Marília Gabriela tenha afirmado que algumas vezes que era complexo de entendê-lo, pois muitas vezes Criolo tornava sua resposta mais intelectual e menos direta fato que jornalistas não gostam, Criolo conseguiu representar o Rap da forma como de fato ele é. Como uma poesia que pode vim de diversas formas “Como uma Musa que vem com um belo vestido ou vem espancada, toda suja, ou como uma musa que está armada, prestes a te atacar” (Criolo)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Victor sempre com boas matérias aqui neste espaço.

    ResponderExcluir